O greenwashing ou mentira verde é um termo criado lá fora para definir as ações enganosas praticadas por empresas em questões ambientais.
Essas grandes corporações utilizam da sensibilidade do consumidor em relação às pautas socioambientais para tentar vender mais produtos e serviços e escondem as características e os impactos de cada um deles.
Assim, elas fazem uma verdadeira maquiagem ambiental para enganar você que só quer fazer a sua parte no combate às crises socioambientais e consumir de forma mais sustentável.
Para isso, as empresas utilizam técnicas de manipulação e convencimento em rótulos, comerciais na TV, nas redes sociais e vídeos inspiradores que, na verdade, são um monte de mentiras!
Quer consumir de forma responsável? Informe-se!
A preocupação com o futuro do planeta e todos os aspectos socioambientais envolvidos vem aumentando com o passar dos anos na nossa sociedade.
Na medida em que questões como mudança do clima, poluição e perda da biodiversidade são sentidas no nosso dia a dia (como em enchentes e picos de aumento de temperatura), passamos a considerar o impacto de cada indivíduo no agravamento das crises ambientais.
Fonte: Estudo “Me, My Life, My Wallet”, da KPMG (2022), com mais de 30.000 pessoas consumidoras em 11 países e territórios
Para combater a mentira verde, aprenda a identificar as principais estratégias utilizadas pelas empresas
Assim como a definição de sustentabilidade, o conceito de greenwashing pode aparecer de diferentes formas por aí. Em 2007, a agência canadense TerraChoice Environmental Marketing Inc. identificou as práticas que mais caracterizam a mentira verde e definiu os “sete pecados do greenwashing”, usados até hoje como critério em todo o mundo.
Nos ajude a enfrentar a mentira verde!
Nós devemos questionar diretamente as empresas a respeito da mensagem que suspeitamos ser uma mentira.
Para isso, o Idec fez um modelo de carta totalmente gratuito e livre para você enfrentar a mentira verde junto com a gente. É só clicar no botão, preencher suas informações, adicionar os dados na carta e enviá-la para as empresas que encontrar um rótulo ou assistir a uma propaganda que pareça ser de greenwashing.
Quem é o Idec
Somos uma associação de consumidores sem fins lucrativos que trabalha pela defesa e ampliação dos seus direitos desde 1987.
Atuamos em diversas áreas contribuindo na construção de políticas públicas, além de combater abusos e ilegalidades, produzir conteúdo gratuito para conscientizar a população e orientar consumidores a resolver problemas com empresas.
Nossa atuação é coletiva e fazemos tudo isso com independência de empresas, partidos e governos, pois somente assim podemos garantir que nosso único compromisso é com a causa dos consumidores.