separador
Atualizado:
Reportagem do site Rádio Nacional - Brasília, publicada em 03/08/2021
O Dia dos Pais está chegando e todo mundo quer presentear o papai com alguma coisa. Mas é preciso ficar de olho na hora da compra para não ter problema. Os campões de venda nesta data são roupas e eletroeletrônicos.
Para os produtos têxteis, é preciso prestar atenção em informações como fabricante, importador e a composição do tecido, se é feito de algodão, malha ou poliéster, por exemplo. Isso garante que não haja problemas como alergias na pele e que aquele produto tem uma procedência conhecida. Outro ponto que é preciso estar atento é o que está na etiqueta dessas peças. Maneira de lavar, secar e passar, justamente para que a roupa não estrague se for manuseada de forma errada.
Para os eletrônicos é preciso muita atenção também. Todos esse produtos precisam ter o selo do Inmetro. Wagner Quadrante, fiscal do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), explica porque a certificação é tão importante.
Todos os eletrônicos precisam vir com o manual, que contém informações sobre reposição de peças, garantia, funcionamento do produto e fabricante.
Para as compras feitas pela internet, a atenção precisa ser redobrada. Igor Marchetti, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), dá algumas dicas para evitar prejuízos nas transações online.
Se o presente que você comprou - uma roupa, TV ou qualquer outro item - estragar, é preciso contatar o fornecedor, que tem 30 dias para resolver o problema. Caso esse prazo não seja cumprido, o consumidor pode acionar o Procon do seu estado ou o judiciário por meio do Juizado Especial.