separador
Atualizado:
Reportagem publicada em Extra, em 06/04/2020
Em tempos de isolamento social, por causa da pandemia de coronavírus, o pagamento das contas neste início de mês pode ser um grande desafio para quem está acostumado a fazer tudo na agência bancária. Prova disso, são as filas que se formaram em alguns bancos na Região Metropolitana no Rio aumentando o risco de contágio. Mas não é necessário sair de casa para quitar as contas, há meios simples, mesmo para quem não está acostumado a fazer pagamentos remotos, diz a economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Confira as alternativas
Por telefone:
O pagamento de contas pode ser feito por telefone, no chamado "canal de relacionamento" do banco. Para tanto disque no número no verso do cartão do banco e preste as informações que serão solicitadas pelo atendente.
Pelo telefone também é possível também fazer transferências, consultar saldos e extratos, agendar pagamentos títulos, aplicações e resgates e contratação de crédito.
Qualquer dúvida ligue para o SAC ou a Ouvidoria do banco e peça esclarecimento.
Veja o contato telefônico dos principais bancos:
- Banco do Brasil
Canal de relacionamento - 4004-0001
SAC 0800-729-0722
- Bradesco
Canal de relacionamento - 3003-0237
SAC - 0800-704-8383
- Caixa
Canal de relacionamento - 3004-1105
SAC - 0800-726-0101
- Itaú
Canal de relacionamento - 4004-4828
SAC - 0800-728-0728
- Santander
Canal de relacionamento - 4004-3535
SAC - 0800-762-7777
No site do banco:
Pelo computador é possível acessar a sua conta, o chamado internet banking, e fazer o pagamento das faturas a vencer, assim como toda a movimentação de conta corrente e das aplicações. Alguns bancos também estão dispondo de canais pelo WhatsApp,
Aplicativo:
Os aplicativos dos bancos, usados diretamente no celular, permitem a leitura do código de barras, podendo ser feito o pagamento imediato ou programado para a data de vencimento.
Atenção:
Cuidado com golpes. Não forneça seus dados por telefone, caso receba uma ligação de pessoa que se identifique como sendo do banco onde mantém a sua conta corrente. Se precisar dos serviços, você é quem deve fazer a ligação para o número que consta no seu cartão.
E-mails e SMS:
Também não forneça informações por e-mail ou SMS. Os bancos não têm a prática de pedir informações dessa forma. Nem clique em links enviados por e-mail. Quando precisar fazer qualquer transação bancária pela internet digite você mesmo o endereço do banco.
Não consegui pagar:
Se tiver dificuldade em pagar alguma de suas contas, procure a empresa e peça uma opção para quitar o débito.