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Cadastro Positivo Cadastro Positivo
Cadastro Positivo

Já imaginou a existência de um número feito especialmente pra cada um de nós, monitorando nossos comportamentos para prever como iremos nos comportar no futuro?

Por mais incrível que pareça, esse número já existe.

O chamado Cadastro “Positivo” é um sistema de pontuação que reúne informações sobre uma pessoa para avaliar o risco de crédito, ou seja, ele mede se você é “confiável” em relação a suas obrigações financeiras, presumindo se você tem como arcar com uma compra parcelada, definindo seu limite, juros e condições para um financiamento.

MAS SE É POSITIVO, QUAL É O PROBLEMA?

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Nesse sistema, cada consumidor tem uma nota que é calculada a partir de informações por birôs de crédito: seus dados financeiros, sua renda, os pagamentos de contas de energia, água, telefone, além dos dados de seus familiares em primeiro grau.

A promessa das instituições financeiras é que a inclusão no Cadastro irá diminuir juros e melhorar condições de crédito para os “bons pagadores”.

Mas não há garantia disso, pois a falta de transparência é o principal problema do Cadastro: não se sabe ao certo como esses dados são utilizados na composição da pontuação dos consumidores nem os critérios desta avaliação.

Mas, afinal, que dados são esses? Informações coletadas em redes sociais, dados de geolocalização ou sobre a navegação em seu celular serão considerados?

Qual é o limite para fazer o perfil de um consumidor?

 
 

 
 

Quer entender o que estão fazendo com seus dados e como essa pontuação pode influenciar sua vida? Nós podemos te ajudar! Temos documentos prontos pra uso, elaborados por especialistas, pra você solicitar:

 

Ao apoiar o Idec, você tem acesso ao nosso banco de autoconsulta com mais de 400 documentos para resolver diversos problemas de consumo e 26 petições de judicialização de casos de até 20 salários mínimos, e financia a sustentabilidade de nossas ações.

 

COMO FAZER?

Carta
Carta
Carta
 

Fundamentados no Código de Defesa do Consumidor, os documentos estão prontos, bastando preencher com suas informações e seguir o passo a passo da orientação, sem a necessidade de contratação de intermediários.

 
 

VOCÊ PODE AJUDAR A COBRAR TRANSPARÊNCIA DAS EMPRESAS

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Precisamos saber como as empresas estão se comportando com os consumidores e é muito importante ficar atento sobre como elas estão tratando suas informações. Nos ajude a defender seus direitos, baixe o documento gratuitamente e pressione você também!

 
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Quem é o Idec?

Somos uma organização civil sem fins lucrativos e independente: não aceitamos dinheiro de empresas, partidos ou governos. Há 32 anos defendemos os consumidores dos interesses de empresas e governos, lutando por políticas públicas que protejam consumidores junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário.

O que o Idec faz?

Ao longo de nossa trajetória, tivemos conquistas na luta por relações de consumo mais justas e éticas, que só foram possíveis com o apoio de cidadãos associados e fundos internacionais independentes. Participamos ativamente da construção de políticas públicas, inclusive o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet, representamos e propomos soluções para garantir os direitos dos consumidores frente ao poder público em nível legislativo, executivo e judiciário, orientamos associados para a solução de problemas de consumo e atuamos estrategicamente em parceria com outros atores da sociedade civil para aumentar o impacto de nossas ações e fortalecer a causa dos consumidores no Brasil.

Por que seu apoio é importante?

Não aceitamos dinheiro de empresas ou governos. Somos uma organização da sociedade civil independente e sem fins lucrativos. Precisamos da ajuda de pessoas como você, para manter a nossa independência e defender os cidadãos dos abusos dos governos e empresas.

O que é feito com o dinheiro da minha associação?

Quem apoia o Idec, seja por associação ou doação, contribui diretamente para que a organização participe de audiências públicas, realize pesquisas, crie oportunidades para influenciar políticas públicas no legislativo e executivo, além de ações para preservar os direitos do consumidor no judiciário. Os valores da contribuição também são investidos em produção de conteúdo, como notícias, documentos e materiais educativos, que visam a prevenção e resolução de problemas de consumo.