<div>
Com atuação inspirada no Idec, associação civil focará no fortalecimento da cidadania e dos Direitos do Consumidor </div>
separador
04/11/2014
Atualizado:
04/11/2014
Foi inaugurado no dia 11/9 o Cedecon (Centro de Defesa do Consumidor de São José dos Campos e Região), que realizou sua primeira assembleia na data. A reunião abrigou a votação dos Estatutos da entidade, bem como a eleição de sua primeira Diretoria.
A associação civil autônoma, apartidária e sem fins lucrativos buscará promover o fortalecimento da cidadania e dos Direitos do Consumidor por meio de ações de orientação e educação e, futuramente, viabilizar acesso à justiça através de ações coletivas. O evento contou com a presença de cerca de cem participantes que cooperaram para a fundação da instituição e dos representantes do Idec Elici Bueno, coordenadora executiva, e Carlos Thadeu Oliveira, gerente de Testes e Pesquisas.
Tendo como modelo a atuação do Idec e fruto de um amplo processo de discussão, a associação foi primeiramente idealizada por um grupo de cinco advogados e, posteriormente, apoiada por um grupo maior interessado na defesa dos direitos do Consumidor.
“É gratificante para o Idec inspirar o surgimento de novas associações como estas, pois vemos nisso parte de nossa missão realizada. O Idec surgiu a partir de um modelo democrático e valoriza iniciativas como a do Cedecon, de real participação social na construção da cidadania. É nosso desejo que cada vez mais surjam outros exemplos assim” comenta Elici Bueno. O Cedecon é a primeira entidade de iniciativa civil que atuará pela defesa do consumidor na região. “Fico feliz em ter participado de sua criação. Somos uma instituição com um corpo bastante heterogêneo, formado por representantes de diversos setores”, diz Aparecida Borges, advogada e membro fundadora da instituição. “A ideia é que a associação tenha uma atuação ampla e atenda não só nosso município, mas se estenda também ao Vale do Paraíba e região” complementa.
A entidade, que escolheu a data de fundação para lembrar a data de criação do Código de Defesa do Consumidor, oferecerá em breve, como uma de suas primeiras atividades, cursos básicos de Direito do Consumidor a interessados.