Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Conta de água: qual a diferença entre 'meta de redução' e 'média de consumo'?

A meta de redução, que deve ser atingida para se receber o desconto de 30%, é a média do consumo da residência entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014, menos 20%, tudo isso em metros cúbicos.

Compartilhar

separador

Atualizado: 

27/02/2024
Devido à crise hídrica em São Paulo, a Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento da maioria das cidades do Estado, tem proposto medidas de economia de água para os consumidores. 
 
O Governo do Estado prometeu um desconto na conta para estimular moradores abastecidos pelo sistema Cantareira a economizarem água. Segundo a Sabesp, terá direito ao bônus o cliente que reduzir em pelo menos 20% o consumo MÉDIO do período de 12 meses (entre fevereiro de 2013 a janeiro de 2014). A Sabesp chama isto de META de redução. Para esses consumidores, haverá desconto de 30% no valor da conta. A medida vale para residências, comércios e indústrias abastecidos pelo Sistema Cantareira.
 
Porém, o Idec recebeu algumas denúncias que consumidores que achavam que a meta de redução tinha mudado em suas contas. Por isso, decidimos esclarecer onde estas informações se encontram na conta de água e o que elas significam. 
 
Tanto a média de consumo quanto a meta de redução estão localizadas na segunda parte da conta, após “Discriminação do Faturamento”, num espaço chamado “Avisos ao cliente”. Primeiro vem escrito a média de consumo, depois vem a meta já calculada para menos 20% da média. Ambas não mudam de mês para mês, pois foram calculadas com base no consumo de fevereiro de 2013 até janeiro de 2014. Veja na imagem abaixo:
 
 
O Idec aconselha aos consumidores que tiverem dúvidas sobre os números apresentados que recuperem suas contas de água do período usado para calcular a meta e façam as contas: somem o consumo de metros cúbicos (m3) dos 12 meses e dividam por 12. Depois disso, peguem esse valor e subtraiam 20% sobre ele mesmo, esta deverá ser a meta de consumo para ter o desconto.
 
Se os valores estiverem diferentes do informado na conta, os consumidores devem entrar em contato com a Sabesp por meio do Fale Conosco
 
 

Talvez também te interesse: