Solange Telles, membro da CTNBio, representará o Idec e o FNECDC (Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor)
separador
11/12/2013
Atualizado:
11/12/2013
Após pedido do Idec, MPF (Ministério Público Federal) realiza audiência pública para tratar da liberação comercial do milho e da soja transgênica tolerantes ao herbicida 2,4-D.
A audiência foi motivada pela discussão sobre a liberação dos transgênicos que serão resistentes a um composto derivado do chamado agente laranja, desfoliante utilizado na Guerra do Vietnã, e que trouxe diversos problemas sérios de saúde à população daquele país. A Anvisa classifica o 2,4-D no nível mais elevado para a toxicidade de um agrotóxico.
O Idec atua nesta área pois toca duas preocupações constantes do Instituto: a segurança alimentar e o direito à informação. Há dez anos o Instituto luta pela proibição dos transgênicos, ou ao menos, pela devida informação ao consumidor sobre o que ele está consumindo. Confira nossa atuação nesta linha do tempo.
Na revista do Idec de novembro entrevistamos a socióloga Marijane Lisboa, representante dos consumidores na CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), que reforça que a sociedade brasileira tem sido enganada quanto ao tema: “Não podemos achar que os transgênicos estão sendo muito bem analisados, que a ciência não achou nada contra eles e que não há perigo. As pessoas precisam saber como não está sendo feita uma política de biossegurança”, declarou Marijane na entrevista.
A audiência será em Brasília no dia 12/12, quinta-feira e contará com a participação de diversas autoridades e especialistas, dentre eles:
- Rodrigo Janot (Procurador Geral da República)
- Mário Gisi (Subprocurador Geral da República)
- Carlos Vilhena (procurador regional da República e representante do MPF na CTNBio)
- Anselmo Henrique Cordeiro Lopes (procurador da República e colaborador do MPF na CTNBio)
- Kátia Abreu (senadora)
- Flavio Finardi (presidente da CTNBio)
- Solange Telles (membro da CTNBio)
Confira todos os participantes na programação (link para PDF).
Dentre os pontos que serão tratados na audiência pública estão:
i) ampliar a discussão sobre as possíveis consequências socioambientais da liberação comercial de milho e soja geneticamente modificados tolerantes ao herbicida 2,4-D, visando o esclarecimento da população;
ii) colher subsídios para a atuação institucional do MPF relativa ao tema;
iii) levantar informações a respeito de estudos técnicos que tratem dos efeitos cumulativos e sinérgicos que tais liberações poderão ensejar na multiplicação do emprego de agrotóxicos nas monoculturas de soja e milho do Brasil, com ênfase nos eventuais prejuízos à saúde pública, na qualidade dos alimentos brasileiros, na biodiversidade dos biomas impactados e no direito ao meio ambiente equilibrado e saudável.
Audiência Pública - Pedidos de liberação comercial de milho e soja transgênicos tolerantes ao herbicida 2,4-D
Onde: Auditório Pedro Jorge I – Escola Superior do MPU
Endereço: Av. L2 Sul, Qd. 604, Brasília (DF)
Horári: das 9h30 às 17h20
Grátis.
Haverá transmissão online, o endereço para acompanhar será divulgado neste link.
Participe!
Saiba Mais:
> Audiência Pública - Transgênicos 2,4-D (Site do MPF)