O Idec disponibiliza o Mapa das Feiras Orgânicas que abrange mais de 140 feiras por todo o País
separador
05/06/2013
Atualizado:
11/06/2013
No dia Mundial do Meio Ambiente a dica do Idec é o consumo de alimentos orgânicos. Além de ser mais saudável para o corpo, também é para o planeta. Muitas vezes a dificuldade das pessoas em optar por esses alimentos é seu alto custo, mas uma pesquisa realizada pelo Idec mostrou que em feiras orgânicas é possível encontrar produtos até 463% mais baratos do que em supermercados.
Para auxiliar essa busca, o Idec disponibiliza o Mapa das Feiras Orgânicas. Uma ferramenta que possui uma relação de mais de 140 feiras orgânicas, distribuídas em 22 capitais brasileiras. Além dos endereços, o mapa traz informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais, mostrando também quais são as frutas, verduras e legumes da estação, por região. E ainda localiza os CGRs (Grupos de Consumo Responsável) — podem ser formados tanto por pessoas quanto por entidades, e o seu propósito é fomentar o consumo mais sustentável —, para troca de informações sobre novos hábitos alimentares.
“Consumir produtos orgânicos estimula o pequeno produtor, reduz as distâncias e a emissão de poluentes pelos transportes, agride menos o meio ambiente pelos agrotóxicos, entre outros benefícios por ter um produto mais fresco dentro de casa”, explica o pesquisador do Idec, João Paulo Amaral.
O mapa está aberto à contribuição de toda população, para que cada vez mais feiras e CGRs sejam descobertos. As pessoas podem enviar novas informações e endereços de outras feiras pelo site e divulgar nas redes sociais.
> Veja outras práticas de consumo sustentável