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No Dia dos Namorados, Idec quer 'desencalhar a etiqueta'

Campanha conta com participação de consumidores para que se torne obrigatória a etiquetagem de eficiência energética veicular, ainda voluntária no Brasil

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Atualizado: 

12/06/2012
Especialmente neste 12 de junho, Dia dos Namorados, o Idec lança a campanha Desencalhe a Etiqueta para mostrar a importância da obrigatoriedade da etiquetagem de eficiência energética veicular. De maneira descontraída, a campanha demonstra que o casamento da etiqueta com o carro tem tudo para dar certo.
 
O Idec realizou uma pesquisa, publicada na Revista do Idec, apontando que as montadoras de veículos praticam duplo padrão: nenhuma das 14 empresas avaliadas informa para os consumidores brasileiros a eficiência energética e as emissões dos veículos comercializados no País, enquanto 13 delas, fornecem informações sobre esses aspectos aos consumidores em seus países de origem ou em seus websites globais. 
 
Cobrança
Apesar de o governo ter implatado políticas para incentivar o consumo de carros, as autoridades não estão cobrando das montadoras medidas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, ou que estimulem o aumento da eficiência energética veicular e a redução dos níveis de emissões de gases poluentes e CO2 dos veículos comercializados no Brasil. Para o Idec, a obrigatoriedade da etiquetagem veicular deve ser uma exigência em contrapartida aos benefícios ofertados ao setor.
 
“A etiquetagem veicular, que ao garantir informação sobre eficiência energética e emissões veiculares, daria ao consumidor a oportunidade de considerar esses aspectos na hora da escolha, contribuindo para o consumo menor de combustível e a diminuição das emissões veiculares”, explica a coordenadora executiva do Instituto, Lisa Gunn.
 
Modelos etiquetados
O percentual de modelos etiquetados é relativamente baixo em relação ao número de modelos comercializados no País. Para Lisa, essa realidade compromete a decisão de compra do consumidor e a sua capacidade de influenciar o mercado. 
 
Com a campanha Desencalhe a Etiqueta, o Idec dá oportunidade para que todos os consumidores possam participar, exigindo seu direito à informação e assumindo, junto ao governo e empresas, a responsabilidade pelo desenvolvimento de padrões mais sustentáveis de produção e consumo.
 
A nova campanha do Idec também já pode ser acessada pelo canal do Idec para Rio+20:  http://www.idec.org.br/riomais20/
 
> Confira também a agenda do Idec na Rio+20