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Pesquisa avalia a responsabilidade social empresarial dos bancos

<i>Site lan&ccedil;ado pelo Idec como resultado da pesquisa ajuda consumidores a escolher quais s&atilde;o as institui&ccedil;&otilde;es financeiras mais respons&aacute;veis</i>

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Atualizado: 

15/08/2011

Com apoio da Oxfam Novib, o Idec lança nesta quinta-feira (28/4) a "Pesquisa sobre Responsabilidade Social Empresarial dos Bancos". O estudo analisou as práticas e políticas das instituições financeiras em relação aos consumidores, trabalhadores e ao financiamento disponibilizado pelas instituições .

Foram avaliados os seis bancos com maior concentração de clientes do País. São eles: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú e HSBC. No quesito final somente um dos bancos, o Banco do Brasil, obteve "bom" como nota. Já as outras instituições, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Itaú, foram avaliadas como "regulares".

Em alguns pontos específicos sondados na pesquisa, os bancos se saíram mal, como a publicidade, por exemplo. Também não ficaram bem avaliados quando perguntados sobre os critérios de responsabilidade socioambiental adotados para conceder financiamentos.

O HSBC foi o único banco que obteve "muito ruim" na nota geral. Vale esclarecer que essa nota obtida se deve principalmente à sua falta de transparência por ter se negado a participar da pesquisa, não respondendo aos questionários que foram enviados.

Os resultados da pesquisa apontam para várias contradições entre o discurso dos bancos e suas práticas com os consumidores e os problemas enfrentados diariamente por eles. Dessa forma, a pesquisa acaba sendo mais que uma análise do que pensam os bancos sobre responsabilidade socioambiental. Por isso, como um dos resultados dessa pesquisa e exatamente para levá-los ao conhecimento do público, o Idec elaborou uma ferramenta de orientação aos consumidores, o site "Guia dos Bancos Responsáveis".

No site, o consumidor encontra o relatório completo da pesquisa, pode comparar as práticas das instituições financeiras e também enviar um cartão amarelo para o banco, manifestando assim a sua insatisfação.

A pesquisa
Durante a pesquisa, os bancos foram avaliados em duas etapas. Em uma delas, foi encaminhado um questionário às instituições financeiras, no qual deveriam ser informadas suas políticas em relação ao consumidor, aos trabalhadores e à responsabilidade socioambiental para os investimentos. Os itens avaliados em cada quesito foram:

  • 1. Consumidor: Relacionamento com o consumidor, produtos e serviços, dívidas, concessão de crédito e publicidade;
  • 2. Trabalhadores: Liberdade e negociação sindical, código de ética e conduta, direitos/benefícios para os trabalhadores, condições de trabalho e diversidade e inclusão social;
  • 3. Responsabilidade socioambiental para os financiamentos: mudanças climáticas, agropecuária, pesca, mineração, hidroelétricas, manejo florestal e combustíveis;

Na outra etapa foram avaliadas as práticas adotadas pelos bancos em relação ao consumidor. Os serviços bancários e de crédito foram avaliados através de várias pesquisas realizadas pelo Idec ao longo de 2009, cujo balanço foi publicado na edição de março de 2010 da Revista do Idec. 

Na análise das práticas das instituições financeiras em relação aos consumidores também foram considerados o número de reclamações de consumidores registradas pelo Banco Central e pelos Procons, segundo o Sindec (Sistema Nacional de Informações sobre Defesa do Consumidor), coordenado pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça.

Esta é a segunda vez que o Idec realiza um estudo abrangente sobre a responsabilidade socioambiental dos principais bancos atuantes no Brasil. A primeira delas foi publicada em fevereiro de 2008. Acesse o relatório da primeira pesquisa clicando aqui.