separador
Atualizado:
No próximo dia 13 de abril o Idec promove, em São Paulo, a mesa redonda "Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos: desafios e perspectivas", em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apoio do Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (Cepedisa-USP).
O Brasil é hoje o maior mercado consumidor de agrotóxicos no mundo. Além disso, frequentemente a quantidade de resíduos nos alimentos está acima do limite permitido pela legislação. O resultado do Para de 2008 foi alarmante: 17 culturas apresentaram ingredientes ativos de agrotóxicos acima do limite permitido pela legislação, em alguns casos muito acima do teto. Na amostra de pimentão, por exemplo, foi identificado 64,36% a mais de resíduos que o autorizado.
Nesse cenário, o Idec considera fundamental dialogar sobre os desafios de promover o uso responsável dos agrotóxicos, o que envolve esclarecimento aos consumidores e fortalecimento de políticas de controle da sociedade sobre os efeitos nocivos à saúde trazidos pelo uso indiscriminado desses produtos.
Confira a programação completa da mesa e participe. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 12 de abril.
Serviço:
Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos: desafios e perspectivas
Data: 13 de abril de 2010
Horário:14h00 às 17h30
Local: Faculdade de Saúde Pública, Auditório Paula Souza (Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo, SP)