Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Dicas para deixar sua casa mais segura enquanto você viaja

<p> <em>Pequeno cuidados evitam grandes problemas</em></p> <p> &nbsp;</p>

separador

Atualizado: 

03/08/2011

Viajar com a família toda é muito bom! Mas, ao mesmo tempo, isso implica, muitas vezes, em deixar a casa sozinha. Para pegar a estrada com tranquilidade, é importante tomar alguns cuidados para que o seu lar não se torne um alvo fácil para furtos enquanto você estiver fora.

Nunca é demais lembrar a mais básica das recomendações: verificar cuidadosamente as fechaduras de portas, janelas e sacadas antes de sair.

Além disso, é importante não deixar evidente que a residência está vazia. Mas nada de deixar lâmpadas acesas, o rádio ou a tevê ligados para dar a falsa impressão de que há moradores ali, como se costuma fazer. Além do desperdício de energia, a luz ou o eletroeletrônico ligados ininterruptamente podem dar ainda mais bandeira de que não há ninguém em casa.

O melhor a se fazer neste caso é suspender a entrega de jornais e revistas, por exemplo, pelo período da viagem ou pedir para um vizinho de confiança recolhê-los. Se a casa tiver jardim, também é recomendável pedir ou contratar alguém (um profissional com boas referências, preferencialmente) para mantê-lo limpo para evitar a impressão de "casa abandonada".

Não comente com e nem perto de estranhos sobre a viagem e, se possível, ligue de vez em quando para aquele vizinho camarada para saber se está tudo certo.

Contudo, se ao retornar da viagem perceber algum sinal de arrombamento na casa ou que há algum "invasor" no local, ligue imediatamente para a Polícia.

Seguro
Quem tem seguro residencial pode viajar tranquilo? Nem tanto. De acordo com Maíra Feltrin, advogada do Idec, é importante que o consumidor cheque em sua apólice se há cobertura para furtos e roubos e em quais situações.

Independentemente da proteção prevista pelo seguro, o morador deve tomar os mesmos cuidados antes de viajar, afinal, ninguém quer que sua casa receba "visitas" enquanto está fora.

Previna-se:
 

  • Confira se as portas e janelas foram devidamente trancadas; não comente sobre sua viagem com pessoas estranhas;
  • suspenda a entrega de jornais e revistas pelo período da viagem; telefone de vez em quando para um vizinho de confiança para saber se está tudo bem;
  • desligue a campainha. Assim, você deixa em dúvida quem tocá-la apenas para verificar se há alguém em casa;
  • não deixe lâmpadas acesas ou aparelhos eletroeletrônicos ligados.