separador
Atualizado:
Com o objetivo de discutir os transgênicos no Brasil e o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, o Idec, o Núcleo de pesquisas e Estudos Ambientais (Ecos) e o Departamento de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) realizarão um debate amanhã (10/12), às 18h30, no auditório da Associação dos Professores da PUC (Apropuc), em São Paulo.
A conversa será conduzida pelo jornalista José Arbex, chefe do departamento da PUC-SP, editor especial da revista Caros Amigos e membro do conselho editorial do jornal Brasil de Fato, e por Marijane Lisboa, coordenadora do Ecos e do Projeto Biosafety Protocol da Consumers International para o Brasil. A advogada do Idec, Juliana Ferreira, vai mediar o debate.
Na ocasião, será exibido o documentário da jornalista e pesquisadora francesa Marie-Monique Robin, "O mundo segundo a Monsanto", que denuncia as práticas da gigante dos transgênicos.
Protocolo de Cartagena
O Protocolo Cartagena sobre Biossegurança é o único acordo internacional que trata do movimento de transgênicos entre países. Definido em janeiro de 2000, só entrou em vigor em setembro de 2003.
O Brasil é signatário do Protocolo, o que significa o reconhecimento de que a engenharia genética pode trazer danos ao meio ambiente e à saúde humana e necessita, portanto, ser controlada.
Serviço
Transgênicos no Brasil e o Protocolo de Cartagena - Biossegurança
Data: 10 de dezembro de 2009, às 18h30
Local: Auditório da Apropuc
Rua Bartira, 407 - Perdizes (ao lado da PUC)