Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Plataforma Eleitoral

  • Eleições 2018

Plataforma Eleitoral

Estamos em ano eleitoral. Em breve, os cidadãos brasileiros escolherão o novo presidente da República, o governador de seu Estado, senadores, além de deputados federais e estaduais.

Já é de praxe o Idec elaborar um documento chamado de Plataforma Eleitoral. E diante de um cenário marcado por incertezas e indefinição, torna-se ainda mais importante que o Instituto construa propostas que priorizem suas pautas e as maiores preocupações do povo brasileiro.

Os cidadãos estão confusos e perderam a confiança em partidos e candidatos, mas o Instituto sabe quais são os principais problemas cotidianos enfrentados pelos consumidores. Assim, irá estimulá-los a enviar a Plataforma Eleitoral a seus candidatos. “Isso contribui para o exercício de uma cidadania plena, resgatando o poder público como guardião e mantenedor dos direitos sociais, mas principalmente, da sociedade como a verdadeira fonte e dona do poder”, declara Teresa Liporace, gerente de programas e políticas do Idec.

Não se trata apenas de pedir aos candidatos que incorporem as propostas dos consumidores, mas de mostrar que elas são desejos e anseios de milhões de pessoas e que, em um momento de crise como o atual, os eleitores se apegarão a essas causas.

Algumas preocupações presentes na plataforma são: a defesa de uma saúde pública de qualidade e uma saúde suplementar acessível e ampla; a preservação da saúde dos consumidores e do meio ambiente por meio da promoção de alimentos saudáveis, informações claras nos rótulos e maior controle do uso de agrotóxicos; o incentivo a um modelo agrícola sustentável e inclusivo; a proteção da privacidade e dos dados pessoais dos cidadãos; a prevenção e o tratamento adequado do superendividamento por meio de políticas e regras; a priorização de transportes públicos eficientes.

Também exigimos a participação de mais mulheres, negros e outras mino- rias na política brasileira, bem como a máxima transparência dos partidos em suas campanhas.

Para potencializar esforços, o Idec tem participado e apoiado iniciativas da sociedade civil, como as do Pacto pela Democracia, do Não Vale Tudo e da Pla- taforma Dhesca de Direitos Humanos.

SAIBA MAIS

Pacto pela Democracia:
https://www.pactopelademocracia.org.br/
Não Vale Tudo: https://naovaletudo.com.br/
Plataforma Dhesca de Direitos Humanos:
http://www.plataformadh.org.br/