Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Plataforma ajuda consumidores a reduzir gastos com energia

Ferramenta do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor auxilia na escolha de equipamentos mais eficientes

Compartilhar

separador

Brasil de Fato

Atualizado: 

04/01/2021
Foto: iStock
Foto: iStock

Reportagem do site Brasil de Fato, publicada em 15/12/2020

Com o aumento na conta da energia elétrica em todo o país, a adoção de práticas de consumo mais eficientes que pesem menos no bolso do consumidor é um interesse nacional. 

Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) desenvolveu uma plataforma online com dicas para a escolha e uso de eletrodomésticos mais eficientes - uma das melhores alternativas para o consumidor gastar menos energia.

A alta na tarifa se deu após o acionamento da bandeira tarifária vermelha na faixa 2, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no início de dezembro, que acrescentou uma taxa extra de R$ 6,243 a cada 100 kWh usados.

Em maio, em razão da pandemia do coronavírus, a agência havia acionado a bandeira verde, ou seja, sem cobrança de taxa extra, até o fim deste ano.

A Plataforma Clima & Consumo possibilita que o cidadão entenda o seu consumo de energia elétrica, possa comparar e escolher equipamentos mais econômicos e simular o impacto do seu estilo de vida no meio ambiente.

A iniciativa apresenta um ranking com os aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores, máquinas de lavar roupa, televisores e ventiladores mais eficientes do mercado. O consumidor também pode analisar a relação custo-benefício dos eletrodomésticos considerando seu preço e sua eficiência energética. 

Segundo o Idec, é necessário atentar que um preço eventualmente mais alto na hora da compra do equipamento pode ser compensado pela economia na conta de luz. No caso do ar-condicionado, por exemplo, os mais eficientes, com preço maior, consomem até 60% menos de energia do que similares mais baratos. 

A Plataforma Clima & Consumo apresenta ainda ferramentas de cálculos desenvolvidas pelo Idec. 

Uma delas é a calculadora Tarifa Branca, modalidade de cobrança disponível a todos os consumidores desde janeiro deste ano, onde a tarifa tem valores diferenciados conforme o dia e o horário de consumo. Já na tarifa convencional, o valor é sempre o mesmo. 

Inserindo dados relativos aos hábitos cotidianos, o consumidor consegue identificar se é um bom negócio aderir à Tarifa Branca.

Já ao acessar a Calculadora de Emissão de Gases do Efeito Estufa, o usuário pode medir e entender a quantidade de carbono emitida pelas suas atividades.

Para conseguir esse dado também é necessário preencher os dados sobre estilo de vida e consumo, incluindo viagens aéreas, uso de automóvel e gastos de energia. 

Com o resultado da "pegada de carbono" do cidadão, a ferrametna indica alternativas para redução das emissões e ajuda o consumidor a estabelecer algumas metas, como, por exemplo, redução de viagens realizadas por transporte individual e aparelhos mais eficientes.

Confira a Plataforma Clima & Consumo aqui.

Talvez também te interesse: