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Idec questiona coleta de dados para o Cadastro Positivo

Instituto notificou Boa Vista SCPC, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil para esclarecer quais informações de fato compõeM o score do consumidor

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R7

Atualizado: 

01/08/2019
Idec questiona coleta de dados para o Cadastro Positivo
Idec questiona coleta de dados para o Cadastro Positivo

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ONG de defesa do consumidor, notificou, na última sexta-feira (19), os birôs de crédito Boa Vista SCPC, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil, além da Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC), fazendo a solicitação de informações acerca dos dados coletados e das fontes que originam a produção do score do consumidor no novo Cadastro Positivo.

“Precisamos ter certeza de que os chamados ‘dados sensíveis’ – como orientação sexual, convicções políticas ou religiosas, entre outras – não façam parte do escopo de informações diretamente ligadas à avaliação da capacidade de pagamento do consumidor. Dessa forma, podemos garantir um sistema justo e reduzir seu potencial discriminatório”, ressalta o coordenador do programa de Direitos Digitais do Idec, Diogo Moyses.

Dentre outras informações, o Instituto solicita que sejam esclarecidas quais são as fontes de dados para a composição do score do consumidor e quais as informações dos cidadão serão utilizadas