Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Golpistas prometem agilizar reparação por perdas dos planos econômicos

Idec diz que em caso de suspeita de fraude, poupador deve procurar advogado

Compartilhar

separador

O Globo

Atualizado: 

16/08/2019
Golpistas prometem agilizar reparação por perdas dos planos econômicos
Golpistas prometem agilizar reparação por perdas dos planos econômicos

Imagem: iStock Photo

Desde que a plataforma de adesão ao acordo das perdas das poupanças dos planos econômicos começou a funcionar, em maio, a Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo) passou a receber denúncias de golpes. Os mais comuns pedem depósitos antecipados para agilizar o pagamento de indenização, garantir brindes e vantagens não previstas pelo acordo. Os idosos são o grande alvo desses criminosos.

Walter Moura, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ressalta que só o advogado responsável pelo processo poderá habilitar o poupador para receber a indenização na plataforma:

- Para isso, será necessário inclusive uma nova procuração. É preciso estar atento para não cair em armadilhas.
Segundo Moura, os criminosos costumam se passar por advogados e pedem informações sensíveis do poupador, prometendo vantagens mediante a depósito antecipado de parte do valor da indenização.

Em caso de suspeita de fraude, ele recomenda que o consumidor procure o advogado responsável pela sua ação judicial ou as entidades que assinam o acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

- É importante que as pessoas saibam que todo o processo de indenização é feito pela plataforma on-line, administrada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). Qualquer opção oferecida fora desse meio, pode ser considerada golpe - diz Moura.

Talvez também te interesse: