Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Entenda os desafios dos novos prefeitos na área de Mobilidade Urbana

O coordenador do programa de mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria, falou sobre o assunto

Compartilhar

separador

Rádio EBC

Atualizado: 

30/11/2020
Foto: iStock
Foto: iStock

Milhares de prefeitos eleitos terão, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, o desafio de tornar melhor a vida das pessoas em cada um dos quase 6 mil municípios brasileiros. De todas as promessas apresentadas durante as campanhas, uma das que têm mais condições de ajudar os futuros prefeitos a cumprirem esse desafio são as que têm, como tema, a mobilidade urbana.

A mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas. Basta imaginar viver em uma cidade onde, deslocar-se por ela, seja algo fácil, agradável e a um preço acessível. Tudo é muito lindo de se imaginar. Mas a realidade, quase sempre, é outra.

Boa parte dos prefeitos têm muita dificuldade para conseguir melhorar a situação dos transportes públicos e das vias – o que inclui calçadas, ciclovias, veículos, corredores de ônibus, transporte escolar e muito mais – porque sequer sabe o que é “a tal mobilidade urbana”. 

E sobre esse assunto que o programa Eleições 2020 conversou com o o coordenador do programa de mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria. 

Calabria falou sobre ciclovias, integração, transporte público, fluidez na trânsito, educação no trânsito e sistemas como metrôs, trens e BRTs. 

Ouça a entrevista completa, veiculada no dia 29/11/2020. 

Talvez também te interesse: