Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

As armadilhas de marketing que fazem o consumidor gastar mais

Conheça algumas das estratégias usadas para fisgar ou ludibriar clientes e veja dicas de como tomar as melhores decisões e não cair em pegadinhas.

Compartilhar

separador

G1

Atualizado: 

29/09/2020
Foto: iStock
Foto: iStock

 

Especial Pandemia de Coronavírus

ESPECIAL PANDEMIA DE CORONAVÍRUS:
Informação segura para sua saúde e para seus direitos

Baixe Agora

 

Conheça algumas das estratégias usadas para fisgar ou ludibriar clientes e veja dicas de como tomar as melhores decisões e não cair em pegadinhas.

São várias as artimanhas usadas pelas empresas e pelo comércio para atrair e fisgar o consumidor e fazer o brasileiro gastar mais ou comprar mais. Mas como avaliar se uma oferta realmente vale a pena ou é só uma pegadinha? Como tomar as melhores escolhas e evitar o arrependimento, desperdício ou o endividamento?

Entre as estratégias de marketing mais comuns estão os falsos descontos em promoções do tipo leve 3 e pague dois, a redução de embalagens para maquiar a alta no preço, pacotes que induzem o consumidor a comprar mais pagando, muitas vezes, o mesmo preço ou até mais caro, e o uso de um produto ou oferta isca. O popular "tem, mas acabou".

Neste episódio do podcast de educação financeira, a professora da ESPM Cristina Helena de Mello e a economista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) Ione Amorim explicam algumas dessas estratégias e dão dicas de como identificar uma pegadinha e não se deixar enganar.

Ouça o podcast do G1, veiculado em 21/09/2020

Talvez também te interesse: