Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Precisa pagar contas? Por telefone e pela internet é possível quitar

separador

Extra

Atualizado: 

13/04/2020
Foto: iStock
Foto: iStock

 

Especial Pandemia de Coronavírus

ESPECIAL PANDEMIA DE CORONAVÍRUS:
Informação segura para sua saúde e para seus direitos

Baixe Agora

 

Reportagem publicada em Extra, em 06/04/2020

Em tempos de isolamento social, por causa da pandemia de coronavírus, o pagamento das contas neste início de mês pode ser um grande desafio para quem está acostumado a fazer tudo na agência bancária. Prova disso, são as filas que se formaram em alguns bancos na Região Metropolitana no Rio aumentando o risco de contágio. Mas não é necessário sair de casa para quitar as contas, há meios simples, mesmo para quem não está acostumado a fazer pagamentos remotos, diz a economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Confira as alternativas

Por telefone:

O pagamento de contas pode ser feito por telefone, no chamado "canal de relacionamento" do banco. Para tanto disque no número no verso do cartão do banco e preste as informações que serão solicitadas pelo atendente.

Pelo telefone também é possível também fazer transferências, consultar saldos e extratos, agendar pagamentos títulos, aplicações e resgates e contratação de crédito.

Qualquer dúvida ligue para o SAC ou a Ouvidoria do banco e peça esclarecimento.

Veja o contato telefônico dos principais bancos:

  • Banco do Brasil


Canal de relacionamento - 4004-0001

SAC 0800-729-0722

  • Bradesco


Canal de relacionamento - 3003-0237

SAC - 0800-704-8383

  • Caixa


Canal de relacionamento - 3004-1105

SAC - 0800-726-0101

  • Itaú


Canal de relacionamento - 4004-4828

SAC - 0800-728-0728

  • Santander


Canal de relacionamento - 4004-3535

SAC - 0800-762-7777

No site do banco:

Pelo computador é possível acessar a sua conta, o chamado internet banking, e fazer o pagamento das faturas a vencer, assim como toda a movimentação de conta corrente e das aplicações. Alguns bancos também estão dispondo de canais pelo WhatsApp,

Aplicativo:

Os aplicativos dos bancos, usados diretamente no celular, permitem a leitura do código de barras, podendo ser feito o pagamento imediato ou programado para a data de vencimento.

Atenção:

Cuidado com golpes. Não forneça seus dados por telefone, caso receba uma ligação de pessoa que se identifique como sendo do banco onde mantém a sua conta corrente. Se precisar dos serviços, você é quem deve fazer a ligação para o número que consta no seu cartão.

E-mails e SMS:

Também não forneça informações por e-mail ou SMS. Os bancos não têm a prática de pedir informações dessa forma. Nem clique em links enviados por e-mail. Quando precisar fazer qualquer transação bancária pela internet digite você mesmo o endereço do banco.

Não consegui pagar:

Se tiver dificuldade em pagar alguma de suas contas, procure a empresa e peça uma opção para quitar o débito.