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Imagem: iStock Photo
Publicado originalmente por O Globo.
A Avianca acaba de anunciar mais 150 cancelamentos de voo entre quinta-feira e sábado, ou seja, em pleno feriado da Semana Santa. Segundo a previsão da companhia, serão suspensas 52 decolagens na quinta-feira; 48, na sexta e outras 50, no sábado. Na última sexta-feira, a empresa aérea, que se encontra em recuperação judicial desde dezembro, já tinha comunicado o cancelamento de 179 rotas até quarta-feira por causa do arresto de aviões por falta de pagamento. A lista de voos cancelados até o sábado (20/4) pode ser acessada aqui.
Segundo a Avianca, as agências de turismo têm sido avisadas com a "maior antecedência possível" sobre as alterações nos voos e que mantém uma linha de atendimento exclusivo para elas. A companhia tem buscado comunicar passageiros dos voos cancelados com antecedência, mas essa responsabilidade é das agências no caso de pacotes turísticos vendidos por elas com passagens da Avianca.
Além dos dez aviões retiradas da frota da Avianca Brasil entre sexta-feira e domingo, a frota da Avianca Brasil deve encolher mais em breve. Na sexta-feira, as empresas de leasing ACG e Sumisho conseguiram no STJ o direito de retomar nove aviões e um motor alugados à companhia aérea, em recuperação judicial desde dezembro .
No fim de semana, quando 25 voos foram cancelados, houve queixas de passageiros no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, de falta de informação. A previsão para esta segunda-feira é de cancelamento de 50 decolagens, a maioria no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde deixaram de sair 22 voos. Para terça e quarta-feira, estão programados 52 cancelamentos por dia.
Agências também respondem por cancelamento de voo
A três dias do feriadão da Semana Santa, o advogado Igor Marchetti, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), lembra que empresa aérea, agência de viagem e mesmo site de venda de passagens são corresponsáveis em caso de problemas nos voos e das eventuais prejuízos. Ou seja, o consumidor pode recorrer a qualquer um deles para pedir a realocação ou o ressarcimento da passagem e de outros custos que a mudança de voo implique.
- Quando se fala em reembolso, entendemos que não se trata apenas do valor da passagem, mas de valor integral pago com taxas, custo de passeios e hospedagens, tudo que envolve a mudança do voo - diz Marchetti.
Sophia Vial, presidente da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), ressalta que as agências devem prestar auxílio pleno ao consumidor:
- As agências de turismo deverão prestar pleno auxílio ao consumidor pelos mesmos meios em que ofereceu o serviço (telefone, e-mail, website, WhatsApp etc.). O consumidor poderá recorrer à agência independentemente de ter recorrido à empresa aérea, pois também é da agência o dever de assistência integral - destaca Sophia.
Avianca Brasil paga taxas de aeroportos
Marchetti, do Idec, recomenda que o consumidor que vai viajar nesse feriado busque logo a Avianca ou a agência de viagem e peça, de preferência por escrito, todas as informações relativas a viagem:
- Ter as informações por escrito pode ser importante caso seja necessário recorrer ao judiciário para qualquer pedido de indenização. Mas o que esperamos é que as empresas atuem de forma pró-ativa e resolvam imediatamente o problema do consumidor.
A ProconsBrasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão monitorando de forma integrada os cancelamentos de vôos e reacomodações. Até o momento, a informação é de problemas pontuais, sem registro de tumulto nos aeroportos.
Publicado originalmente por O Globo.