Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Sistemas Alimentares

Sistemas Alimentares

Sistemas alimentares envolvem todos os processos relacionados à alimentação - desde a produção, o processamento e a distribuição de um alimento, até sua preparação e consumo.

Quando esses sistemas sofrem desequilíbrios, como a falta de acesso a alimentos saudáveis e a oferta massiva de alimentos ultraprocessados com informações enganosas, as pessoas passam a se alimentar de forma não saudável, consequentemente, a saúde da população é afetada, e isso acaba se tornando um problema global. 

Devido a esse desequilíbrio, a epidemia da obesidade tem crescido de forma alarmante nos últimos anos e isso se relaciona diretamente ao aumento de casos de câncer e de outras doenças crônicas não transmissíveis, como pressão alta e diabetes.

Para sanar esta situação de risco, e que tende a avançar caso não seja controlada, é necessário um amplo investimento em pesquisas científicas e em políticas públicas eficazes que atinjam o maior número de pessoas possível. 

Nesse caminho, a América Latina e o Caribe destacam-se como regiões do mundo com mais experiências em andamento. 

Para dar mais destaque aos esforços de melhoria dos sistemas alimentares nesta região, o Idec, com apoio do IDRC (International Development Research Centre, ou Centro Internacional de Investigação sobre o Desenvolvimento), do Canadá, preparou uma série de vídeos com pesquisas e projetos que aconteceram em países como Chile, Argentina, México, Equador, Costa Rica, Barbados e Brasil.

As entrevistas foram realizadas durante o encontro Sistemas Alimentares Saudáveis na América Latina e no Caribe (Healthier Food Systems in Latin America and the Caribbean), que aconteceu em 2017, em Mairiporã (SP), e contou com a presença de 54 especialistas de 19 países diferentes.
 

 

Assista à série de vídeos sobre Sistemas Alimentares Saudáveis

 

 

foto Lorena Allemandi

Foto de Simón Barqueira

Fotos Beatrice Campagne