Faça parte

Cadastro Positivo Cadastro Positivo
Cadastro Positivo

Já imaginou a existência de um número feito especialmente pra cada um de nós, monitorando nossos comportamentos para prever como iremos nos comportar no futuro?

Por mais incrível que pareça, esse número já existe.

O chamado Cadastro “Positivo” é um sistema de pontuação que reúne informações sobre uma pessoa para avaliar o risco de crédito, ou seja, ele mede se você é “confiável” em relação a suas obrigações financeiras, presumindo se você tem como arcar com uma compra parcelada, definindo seu limite, juros e condições para um financiamento.

MAS SE É POSITIVO, QUAL É O PROBLEMA?

#

Nesse sistema, cada consumidor tem uma nota que é calculada a partir de informações por birôs de crédito: seus dados financeiros, sua renda, os pagamentos de contas de energia, água, telefone, além dos dados de seus familiares em primeiro grau.

A promessa das instituições financeiras é que a inclusão no Cadastro irá diminuir juros e melhorar condições de crédito para os “bons pagadores”.

Mas não há garantia disso, pois a falta de transparência é o principal problema do Cadastro: não se sabe ao certo como esses dados são utilizados na composição da pontuação dos consumidores nem os critérios desta avaliação.

Mas, afinal, que dados são esses? Informações coletadas em redes sociais, dados de geolocalização ou sobre a navegação em seu celular serão considerados?

Qual é o limite para fazer o perfil de um consumidor?

 
 

 
 

Quer entender o que estão fazendo com seus dados e como essa pontuação pode influenciar sua vida? Nós podemos te ajudar! Temos documentos prontos pra uso, elaborados por especialistas, pra você solicitar: