Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Troca de Produto

Baixe a cartilha

A cena é clássica: você compra algo, ou ganha um presente e logo ouve a frase: “se não gostou, pode trocar”. Mas como exatamente funciona esta troca? Existe um prazo? Quais são os direitos do consumidor previstos por lei no momento da troca de produtos?

O Código de Defesa do Consumidor prevê algumas regrinhas básicas para a troca de produtos, mas ao contrário do que muita gente pensa, não é em qualquer caso que o consumidor pode exigir a troca. Esse direito é assegurado apenas para compras realizadas fora do estabelecimento comercial ou então quando há uma falha ou vício, o popular defeito.

 

QUER SABER MAIS?

Clique na imagem ao lado e baixe o guia ABC do Consumidor, elaborado especialmente para quem vai comprar alguma coisa e não quer ter problemas antes, durante ou depois de escolher o produto.

 

CONSUMIDOR MAIS SEGURO E BEM INFORMADO

Comprou pela internet mas o produto não era como o esperado? Só percebeu o defeito após a compra? Está na garantia, mas não sabe como exigir seus direitos? A cartilha ABC do Consumidor responde estas e muitas outras questões fundamentais dos consumidores de maneira clara e de fácil compreensão.

 

Cuidados na pré-compra

CUIDADOS NA PRÉ COMPRA

Dicas de como pesquisar sobre a qualidade do produto, verificar a reputação do fabricante e encontrar o melhor preço, para compras presenciais ou online

Cuidados na pré-compra

ATENÇÃO NA HORA DA COMPRA

Saiba como exigir o cumprimento de uma oferta, o que fazer no caso de propaganda enganosa e o que perguntar quanto ao prazo de entrega e os tipos de garantia

Cuidados na pré-compra

DIREITOS NA PÓS VENDA

Veja em quais situações a troca é obrigatória, quando você tem direito ao arrependimento e como proceder em caso de problemas aparente e oculto

A Cartilha ABC do Consumidor é um verdadeiro “guia de sobrevivência” para fazer valer os seus direitos e as suas economias. Afinal, consumidor bem orientado economiza dinheiro, tempo e energia!