Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

TV Digital: sucesso depende do respeito ao interesse público

<p> <em>Idec encaminhou correspond&ecirc;ncia ao Minist&eacute;rio das Telecomunica&ccedil;&otilde;es apresentando algumas preocupa&ccedil;&otilde;es sobre o tema</em></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

18/08/2011

Com transmissão iniciada oficialmente em 2/12, a TV Digital brasileira irá acarretar importantes impactos para o consumidor. Apesar de acreditar que a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) representará um ganho de qualidade para o consumidor brasileiro, o Idec acredita que o sucesso da transição do sistema analógico para o digital depende, fundamentalmente, do respeito ao interesse público e à legislação que, de alguma forma, tratam da proteção e da defesa do consumidor.

Nesse sentido, encaminhou correspondência ao Ministério das Telecomunicações apresentando algumas preocupações sobre o tema, entre elas a implementação de um sistema anticópia, a adoção pelo padrão japonês e suas vantagens para a sociedade brasileira e os preços de equipamentos praticados pelo mercado (leia íntegra da carta).

O Idec está ciente de que as discussões apontadas na carta não são simples e envolvem diversos interesses. Justamente por isso considera de extrema importância a participação de todos os setores interessados nesse debate. Mais do que isso, é fundamental que haja a efetiva intervenção do Governo Federal para que sejam observados os interesses de toda coletividade, assegurando aos consumidores o direito à informação, bem como aproveitando a grande oportunidade para a democratização da radiodifusão e para a diversificação dos conteúdos transmitidos, facilitando, inclusive, a entrada de outros atores nesse segmento.

Talvez também te interesse: