Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Seminário nacional sobre economia verde debate alternativas para implementação do consumo sustentável

<i>Evento busca consolidar propostas que ser&atilde;o encaminhadas &agrave; agenda comum para a Rio+20</i>

separador

Atualizado: 

18/10/2011

Com o objetivo de definir uma agenda essencial para uma economia baseada no desenvolvimento sustentável, ocorre nesta segunda e terça-feira (17 e 18/10), em São Paulo, o 2º Seminário Nacional Sobre Economia Verde.

A iniciativa faz parte de uma estratégia global da GEC (Green Economy Coalition), formada por organizações de diferentes setores da sociedade, e busca acelerar a transição para uma economia comprometida com a ótica sustentável.

O evento também está diretamente ligado à série "Diálogos Nacionais Sobre Economia Verde no Brasil", na qual serão realizados seminários em diversas capitais do País, os quais buscam contribuir na consolidação de uma agenda comum visando a Rio+20 - Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável - a ser realizada no Brasil em junho de 2012.

A agenda será resultado das discussões realizadas no último ano e também contemplará as propostas concretas para acelerar o processo de transição para a economia verde no Brasil.

O conceito de economia verde
As atividades que buscam construir o conceito de economia verde estão relacionadas à construção de um sistema produtivo e de consumo que agrida menos o meio ambiente. Sem esquecer os fatores necessários ao funcionamento de uma economia, o foco são investimentos em atividades que reduzam significativamente os impactos sociais e ambientais, além da demanda por recursos naturais.

A série de debates também é apoiada pelo Vitae Civilis, parceiro do Idec na campanha Clima e Consumo, projeto que tem entre seus principais objetivos expor os impactos dos atuais padrões de produção e consumo nas mudanças climáticas, além de pressionar empresas por mudanças nos processos de produção e dialogar com os governos, visando à adoção de políticas públicas que possibilitem maior acesso à informação pelo consumidor.

O projeto também conta com uma calculadora de emissões, que permite saber quanto o consumo individual ou familiar impacta por meio da emissão de gases de efeito estufa. A calculadora também traz dicas de como adotar hábitos de consumo responsáveis que ajudam a reduzir as emissões.

Serviço: 2º Seminário Nacional sobre economia verde
Data: 
17 e 18 de outubro de 2011 - São Paulo - SP

Programação completa aqui