Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Plataforma "Chega de Aperto" abre opções de denúncias para as cidades de Recife e Rio de Janeiro

Falta de segurança no serviço e mau estado de higiene e conservação estão entre as principais infrações denunciadas pelos usuários das duas cidades

separador

Atualizado: 

31/07/2014
A plataforma Chega de Aperto, que recebe relatos sobre a qualidade do transporte público de diversas regiões do Brasil, abriu recentemente opções de denúncias paras as cidades de Recife  e Rio de Janeiro. Em seis meses de campanha o Idec já recebeu mais 998 denúncias de 131 municípios em 25 estados. Destas, 46 reclamações vieram do Rio e 18 de Recife. A campeã foi São Paulo, com 471 denúncias.
 
Entre as centenas de problemas identificados, a falta de estrutura das estações e pontos de ônibus foi o item que somou maior número de irregularidades. De acordo com as denúncias, são mal conservados, pequenos e, muitas vezes, não têm assentos. Além disso, falta informação sobre as linhas e os itinerários realizados pelos ônibus que passam no local. 
 
A falta de segurança nos ônibus também é motivo de preocupação para passageiros das duas cidades. Casos de motoristas que não param nos pontos ou, até mesmo, de maus-tratos a passageiros foram relatados na capital pernambucana enquanto no Rio de Janeiro são comuns os casos de condutores que cometem imprudências no trânsito, com freadas bruscas, alta velocidade ou circular com as portas abertas. Já em relação aos metrôs, as duas cidades apresentam problemas parecidos: Atrasos, superlotação e falta de estrutura nas estações.
 
Através da campanha o Idec segue coletando o máximo de denúncias para que seja possível cobrar do governo e dos órgãos responsáveis as mudanças necessárias para a melhoria do transporte.
 
 
Saiba mais