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Ministério do Meio Ambiente lança campanha pela redução do uso do saco plástico

<p> <em>O Idec apoia iniciativas como essa e contribui para a promo&ccedil;&atilde;o da mudan&ccedil;a dos padr&otilde;es de consumo atrav&eacute;s de campanhas como a de Consumo Sustent&aacute;vel</em></p>

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Atualizado: 

05/08/2011

O Ministério do Meio Ambiente lançou hoje (23) a campanha nacional "Saco é um Saco" com o objetivo de conscientizar o consumidor sobre a importância de reduzir o consumo de sacolas plásticas, utilizando alternativas para o transporte das compras e acondicionamento de lixo, e recusando sacos e sacolinhas sempre que possível.

 Entre outros problemas, as sacolinhas plásticas contribuem para o entupimento de rios, lagos e bueiros, além de poluirem o mar, promovendo a mortandade de peixes e tartarugas. Dados da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) dão conta de que o Brasil consome 12 bilhões de sacolas plásticas por ano e que cada brasileiro utiliza cerca de 66 sacos plásticos por mês.

Daí a necessidade de uma mudança urgente nos hábitos de consumo, adotando alternativas às sacolas plásticas na hora das compras. Já é possível observar um aumento no uso de sacolas de pano ou de outros materiais não descartáveis, mas nos supermercados e nas redes de varejo ainda é difícil encontrar consumidores utilizando essas alternativas.

O principal desafio é criar o hábito de carregar sempre - na bolsa, no carro e na mochila - as sacolas retornáveis e pensar em alternativas para compras maiores, como caixas de papelão, caixas plásticas etc.

Confira mais informações da campanha no blog:

http://mma.gov.br/blogs/sacoplastico/