<div>
Candidada participou da última edição do Diálogos Conectados</div>
<div>
</div>
separador
29/09/2014
Atualizado:
29/09/2014
Dia 22/9, a candidata à presidência Marina Silva (PSB) participou da segunda edição dos Diálogos Conectados, encontro promovido pela Campanha Banda Larga é um Direito Seu!, da qual o Idec faz parte. O objetivo é discutir com os principais candidatos à Presidência os desafios da universalização do acesso à internet no país e a garantia de direitos na rede, como a privacidade.
Foram três blocos de perguntas. O primeiro tratou mais especificamente de acesso à internet; o segundo focou no Marco Civil da Internet e na importância de se garantir participação social nas políticas públicas para essa área; e o terceiro abordou software livre, patentes e cultura digital.
Os representantes da Campanha Banda Larga buscaram dialogar com as propostas apresentadas no programa de governo de Marina Silva, criticando pontos como a concepção de que as conexões móveis devem ser a base para a garantia de acesso à Internet a todos os brasileiros, dando-se pouca atenção às redes fixas, mais estáveis e com maior capacidade. Buscaram também se aprofundar nos planos da candidata para tornar realidade as suas propostas para a internet e a cultura digital.
A candidata afirmou seu compromisso com a universalização do acesso à banda larga. Também ratificou enxergar a internet como um serviço essencial, que não pode ser interrompido sem aviso, como telefonia e luz, por exemplo. Mas Marina Silva não apresentou propostas concretas de como alcançar esses objetivos. Ela reconheceu, ainda, o Marco Civil da Internet como uma conquista da sociedade brasileira e ressaltou a importância da neutralidade da rede.
Além de Marina Silva, a candidata Dilma Rousseff participou do evento em 9/9. A gravação das duas participações podem ser assistidas aqui.
“Para o Idec, a realização de ambos os encontros foi fundamental para possibilitar a apresentação das propostas da Campanha Banda Larga para as candidaturas e ouvir os posicionamentos de cada uma. Esperamos que o próximo governo dê prioridade a um efetivo diálogo com a sociedade na formulação e implementação de políticas públicas ligadas à comunicação”, declarou Veridiana Alimonti, advogada do Idec e responsável pela campanha no Instituto.
Até o momento, não há novas edições dos Diálogos Conectados agendadas.