Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec questiona ANS sobre reajuste de planos antigos de cinco operadoras

<p> <i>Objetivo &eacute; saber quais os percentuais de aumento dos contratos de planos que sofrem aumentos anuais diferenciados e quando ser&atilde;o divulgados</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

05/08/2011

O Idec enviou uma carta à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) ontem (28) solicitando informações sobre os reajustes anuais aplicáveis aos contratos antigos de cinco operadoras que firmaram Termo de Compromisso com o órgão regulador. O objetivo do documento é saber se os percentuais de aumento já foram definidos e qual a data prevista para sua divulgação.

Nos últimos dias, o Instituto tem recebido consultas de associados, que são clientes de planos que assumiram o compromisso com a agência (Sul América, Bradesco, Amil, Golden Cross e Itauseg), pedindo informações sobre os reajustes. A preocupação se justifica porque em anos anteriores os planos elevaram suas faturas acima da inflação.

Esses contratos sofrem um aumento anual diferenciado - classificado como variação de custos pela ANS. Os termos foram definidos pela Resolução Normativa 171/09.

Desde a assinatura dos Termos de Compromisso, a ANS tem divulgado os percentuais dos planos antigos logo após do reajuste aplicável aos contratos individuais novos. Neste ano, esses critérios ainda não foram publicados, apesar da divulgação dos contatos individuais novos terem ocorrido em abril.

Talvez também te interesse: