Marcha realizada no centro do Rio de Janeiro reuniu centenas de organizações da sociedade civil integrantes da Cúpula dos Povos, o evento paralelo à Rio+20
separador
21/06/2012
Atualizado:
25/06/2012
O Idec se uniu a outras 80 mil pessoas para caminhar pelas ruas do centro do Rio de Janeiro na Marcha em Defesa dos Bens Comuns e Contra a Mercantilização da Vida - por Justiça Social e Ambiental, realizada na quinta-feira (20/6). A manifestação foi organizada pelo comitê de mobilização da Cúpula dos Povos, evento da sociedade civil que ocorre paralelamente à Rio+20, conferência oficial da ONU sobre desenvolvimento sustentável.
A equipe de voluntários e colaboradores do Idec aproveitaram a marcha para realizar uma conscientização sobre a etiquetagem de eficiência energética veicular - uma das campanhas que o Idec trouxe à Rio+20. Confira mais informações aqui.
A marcha reuniu muitas pessoas protestando por mudanças. Diferentes movimentos expondo e denunciando causas estruturais dos problemas que enfrentamos e as falsas soluções. Em camisetas, cartazes, bandeiras, falas, indicações de propostas de soluções reais para erradicar a injustiça social, econômica e ambiental. “A Marcha é um momento de articulação de diferentes povos e lutas por direitos, que são desrespeitados pela mesma lógica injusta e insustentável”, comenta a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn. “A frustação do Riocentro é um pouco compensada pela energia e resistência da Marcha”.
Riocentro é o local onde diplomadas e chefes de Estado estão reunidos nesta semana para fechar o acordo oficial e internacional da Rio+20. O texto final que está sendo debatido, no entanto, é pouco ambicioso e traz avanços praticamente nulos em relação ao assinado na Eco92.
Cúpula
A Cúpula dos Povos, localizada no Aterro do Flamento, foi onde o Idec instalou seu estande para realizar orientações aos consumidores, além de apresentar o Instituto e as demais campanhas aos interessados. Confira no vídeo abaixo o trabalho do Idec na Cúpula:
Plenárias de Convergência
Como processo oficial da sociedade civil, a Cúpula dos Povos vai elaborar documentos que pretendem balisar as discussões e propostas de sociedade civil no âmbito do desenvolvimento sustentável. Os textos serão fechados nas cinco reuniões de convergência
O Idec vai acompanhar de maneira mais próxima as demandas que estão saindo na plenária de Soberania Alimentar e Defesa dos Bens Comuns. Alguns documentos produzidos nas plenárias já podem ser conferios no site da Cúpula.
Já nesse link você pode fazer o download da publicação “Outro futuro é possível”, dos grupos de trabalho temáticos do Fórum Social Temático, as quais ocorreram ao longo do último ano. O Idec participou do GT sobre produção e consumo.
> Confira o canal do Idec na Rio+20