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Idec lança canal de informações sobre a Rio+20

<div> <em>P&aacute;gina da internet tem como objetivo facilitar a comunica&ccedil;&atilde;o com o p&uacute;blico em geral e com jornalistas que cobrir&atilde;o o evento</em></div> <div> &nbsp;</div>

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Atualizado: 

11/06/2012
O Idec lançou um canal exclusivo para que os internautas possam participar das campanhas e acompanhar as atividades do Idec na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), evento que acontecerá  entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. 
 
Por meio do canal http://www.idec.org.br/riomais20/, todas as campanhas, atividades e fotos do Idec durante a conferência oficial e a Cúpula dos Povos - evento paralelo organizado pela sociedade civil - serão disponibilizadas aos consumidores. A página tem como principal objetivo facilitar a comunicação com o público em geral e com todos os jornalistas que cobrirão o evento.
 
“Missão do Dia”
Um dos destaques do canal é a “Missão do Dia”, que apresenta dicas práticas para que o consumo sustentável seja introduzido no cotidiano dos consumidores. A primeira missão, por exemplo, é “Evite o desperdício de alimentos” e vem acompanhada pela dica “Verifique sua geladeira. O que estragou desde a última compra, você pode comprar menos na próxima!”. Assim, cada missão terá um tema para que os internautas contribuam com outras dicas e discutam o assunto nas redes sociais.
 
Plataforma e Manifesto dos Consumidores para a Rio+20
Já está disponível no canal do Idec para a Rio+20, a “Plataforma e Manifesto dos Consumidores para a Rio+20”.
 
O texto, elaborado pelo Idec junto com organizações como o FNECDC (Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor), a CI (Consumers International - federação que reúne mais de 220 entidades de defesa do consumidor de diversos países e outras organizações da sociedade civil),  além de outras organizações de vários países, traz dez propostas para que os governos se comprometam com ações concretas para a mudança de padrões de produção e consumo.
 
Retomando o que já foi acordado há 20 anos, na Eco 92, a Plataforma reitera a necessidade de governos garantirem uma estrutura legal e institucional necessária para apoiar efetivamente mudanças para produção e consumo sustentável. 
 
Além da Plataforma, o manifesto Pelo Consumo Sustentável, Eu Consumo Diferente também pode ser acompanhado no canal. A campanha oferece uma oportunidade para que os consumidores possam responder livremente à pergunta: “como é o seu consumo diferente?”. As pessoas poderão deixar propostas e conselhos sobre como colocar em prática hábitos mais saudáveis tanto para o indivíduo como para o planeta.
 
“Desencalhe a Etiqueta”
Mais uma iniciativa do Idec é a campanha “Desencalhe a Etiqueta” que conta com a participação de todos para que se torne obrigatória a etiquetagem de eficiência energética veicular, ainda voluntária. 
 
“Com as mudanças nos atuais padrões insustentáveis de produção e consumo sendo um dos temas-chave, o Idec pretende dar voz à sociedade civil, na cobrança da implementação de políticas de governo já assumidas e ainda não cumpridas efetivamente, como o respeito ao direito dos consumidores à informação. Por exemplo, a etiquetagem veicular, que ao garantir informação sobre eficiência energética e emissões veiculares, daria ao consumidor a oportunidade de considerar esses aspectos na hora da escolha, contribuindo para o consumo menor de combustível e a diminuição das emissões veiculares”, destaca a coordenadora executiva do Idec, Lisa Gunn.