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Idec integra Câmaras Técnicas do Procon Paulistano

<div> Instituto participa de grupos que v&atilde;o discutir publicidade infantil e servi&ccedil;os financeiros, respectivamente</div>

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Atualizado: 

12/08/2016
O Idec foi convidado a integrar duas Câmaras Técnicas do recém-criado Procon Paulistano, uma sobre publicidade infantil e outra sobre serviços financeiros. Os grupos têm o objetivo de fomentar estudos e multiplicar informações sobre os temas. 
 
O Idec aceitou os convites e será representado pela advogada Claudia Almeida na Câmara de publicidade infantil, e pela economista Ione Amorim, na de serviços financeiros.
 
A Câmara Técnica sobre Propaganda e Publicidade Direcionada ao Público Infantil foi instituída na última sexta-feira (5). Além do Idec, compõem o grupo representantes do Instituto Alana, da Procuradoria do Município, da Associação Brasileira de Anunciantes e da Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Há previsão de quatro reuniões de discussão ordinárias por ano e a primeira deve ocorrer ainda este mês.
 
“O Idec acredita que a Câmara Técnica de publicidade infantil é uma possibilidade de ampliar os estudos e a discussão sobre o tema, que recentemente tem se destacado com a ação das empresas que utilizam crianças para anunciar produtos direcionados ao público infantil em vídeos do Youtube”, afirma Claudia Almeida.
 
A Câmara Técnica de Serviços Financeiros também foi criada no início deste mês e será composta por um procurador, dois representantes de entidades de defesa do consumidor, entre eles o Idec, e representantes de entidades do setor financeiro. A primeira reunião da equipe técnica para debater as ações a serem desenvolvidas já está marcada para 15 de setembro.
 
Além das Câmaras Técnicas, o Idec integra também o Conselho do órgão, chamado Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon Paulistano), como representante da sociedade civil.
 
Procon Paulistano
 
Anunciado em fevereiro pela prefeitura de São Paulo (SP), o Procon Paulistano começou a operar ontem (8). O órgão municipal tem como objetivo atender aos consumidores insatisfeitos com fornecedores que atuam apenas na capital paulista. 
 
Diferentemente do Procon São Paulo - órgão estadual ligado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, criado em 1995 -, que prioriza atendimentos por telefone e pessoalmente, o Paulistano atenderá o consumidor apenas pela internet
 
Além do atendimento individual, o Procon Paulistano também vai promover políticas de educação para o consumo, produzir pesquisas de preços para a orientação dos consumidores da capital e fazer análise e acompanhamento de dados.