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Ferramenta ajuda o consumidor a calcular sua emissão de CO2
O Idec e o Instituto Vitae Civilis lançam, na Semana do Consumidor, a campanha nacional "Mude o consumo para não mudar o clima" que pretende informar o cidadão sobre o quanto seu consumo pode afetar o clima do planeta, sugerir alternativas para que ele mude seus hábitos cotidianos, e ainda estimulá-lo a cobrar de empresas e autoridades ações efetivas para a diminuição das mudanças climáticas.
Ações de rua
Dentre as ferramentas utilizadas para atingir esses objetivos figura um computador portátil que irá circular pela cidade de São Paulo a partir de hoje (10/03). Por meio dele, o consumidor terá a oportunidade de calcular qual é a sua contribuição de emissão de gás carbônico (CO2). Além disso, o programa oferece alternativas para que o consumidor possa diminuir essa emissão, mudando hábitos de consumo e amenizando, assim, as conseqüências para o meio ambiente.
Para a coordenadora da campanha do Idec, Lisa Gunn, essas ações são importantes porque permitem que o consumidor tenha a noção exata do quanto cada hábito de consumo pode prejudicar o meio ambiente. "No dia-a-dia as pessoas podem não ter idéia das conseqüências geradas pelo transporte que usam, se fazem ou não a separação do lixo e até do gasto de energia do stand-by dos equipamentos em casa, mas, através da campanha, iremos demonstrar exatamente o que isso significa".
Além de usar a "calculadora", o consumidor também receberá um material impresso sobre práticas que ele pode adotar no dia-a-dia para minimizar o impacto dos seus hábitos de consumo.
Saiba quando e onde o computador estará nas próximas semanas:
- 22/03 - entre 08 e 12 horas no Parque da Água Branca
- 24, 25 e 26/03 - das 11 às 16 horas no Shopping Higienópolis
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31/03 e 01/04 - das 11 às 15 horas no Metrô Ana Rosa
Lançamento do hotsite
Para que a campanha tenha maior alcance, a mesma ferramenta de cálculo estará disponível no site www.climaeconsumo.org.br. Segundo o pesquisador associado do Vitae Civilis, Delcio Rodrigues, "a calculadora permite ao consumidor ver quais são as emissões de carbono decorrentes dos seus hábitos de consumo e quanto é possível reduzir".Além disso, diversas informações e dicas para o consumidor sobre a relação entre o consumo e as mudanças climáticas podem ser encontradas no site.
Cartões-postais
Seja no ambiente virtual ou nas ruas, a campanha também irá distribuir cartões-postais para que os consumidores possa enviá-los ao supermercado que freqüentam. O objetivo da ação é exigir que a carne vendida naquele estabelecimento não venha de fazenda que contribui com o desmatamento.Segundo o coordenador executivo do Vitae Civilis, Rubens Born, essa ação é importante principalmente porque "as principais fontes de emissão de gases do efeito estufa do Brasil são o desmatamento gerado pelas queimadas, que respondem por volta de 70% das emissões nacionais. O principal vetor de desmatamento é a expansão da fronteira agrícola, que, por sua vez, empurra a pecuária para a derrubada de mata nativa", explica.
Abaixo-assinado
As organizações também estão promovendo um abaixo-assinado junto aos consumidores para ser enviado ao Governo Federal com o objetivo de cobrar dos órgãos competentes políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas e ao consumo. Essa alternativa estará di