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Idec e Vitae Civilis lançam campanha

<i>O objetivo da campanha &eacute; conscientizar o consumidor em rela&ccedil;&atilde;o aos impactos dos seus h&aacute;bitos de consumo, oferecer alternativas para reduzir as conseq&uuml;&ecirc;ncias dessas a&ccedil;&otilde;es, e exigir de empresas e autoridades a elabora&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas e a&ccedil;&otilde;es que promovam a produ&ccedil;&atilde;o e o consumo sustent&aacute;veis.</i>

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Atualizado: 

17/08/2011

Ferramenta ajuda o consumidor a calcular sua emissão de CO2

O Idec e o Instituto Vitae Civilis lançam, na Semana do Consumidor, a campanha nacional "Mude o consumo para não mudar o clima" que pretende informar o cidadão sobre o quanto seu consumo pode afetar o clima do planeta, sugerir alternativas para que ele mude seus hábitos cotidianos, e ainda estimulá-lo a cobrar de empresas e autoridades ações efetivas para a diminuição das mudanças climáticas.

Ações de rua
Dentre as ferramentas utilizadas para atingir esses objetivos figura um computador portátil que irá circular pela cidade de São Paulo a partir de hoje (10/03). Por meio dele, o consumidor terá a oportunidade de calcular qual é a sua contribuição de emissão de gás carbônico (CO2). Além disso, o programa oferece alternativas para que o consumidor possa diminuir essa emissão, mudando hábitos de consumo e amenizando, assim, as conseqüências para o meio ambiente.

Para a coordenadora da campanha do Idec, Lisa Gunn, essas ações são importantes porque permitem que o consumidor tenha a noção exata do quanto cada hábito de consumo pode prejudicar o meio ambiente. "No dia-a-dia as pessoas podem não ter idéia das conseqüências geradas pelo transporte que usam, se fazem ou não a separação do lixo e até do gasto de energia do stand-by dos equipamentos em casa, mas, através da campanha, iremos demonstrar exatamente o que isso significa".

Além de usar a "calculadora", o consumidor também receberá um material impresso sobre práticas que ele pode adotar no dia-a-dia para minimizar o impacto dos seus hábitos de consumo.

Saiba quando e onde o computador estará nas próximas semanas:

  • 22/03 - entre 08 e 12 horas no Parque da Água Branca
  • 24, 25 e 26/03 - das 11 às 16 horas no Shopping Higienópolis
  • 31/03 e 01/04 - das 11 às 15 horas no Metrô Ana Rosa

    Lançamento do hotsite
    Para que a campanha tenha maior alcance, a mesma ferramenta de cálculo estará disponível no site www.climaeconsumo.org.br. Segundo o pesquisador associado do Vitae Civilis, Delcio Rodrigues, "a calculadora permite ao consumidor ver quais são as emissões de carbono decorrentes dos seus hábitos de consumo e quanto é possível reduzir".

    Além disso, diversas informações e dicas para o consumidor sobre a relação entre o consumo e as mudanças climáticas podem ser encontradas no site.

    Cartões-postais
    Seja no ambiente virtual ou nas ruas, a campanha também irá distribuir cartões-postais para que os consumidores possa enviá-los ao supermercado que freqüentam. O objetivo da ação é exigir que a carne vendida naquele estabelecimento não venha de fazenda que contribui com o desmatamento.

    Segundo o coordenador executivo do Vitae Civilis, Rubens Born, essa ação é importante principalmente porque "as principais fontes de emissão de gases do efeito estufa do Brasil são o desmatamento gerado pelas queimadas, que respondem por volta de 70% das emissões nacionais. O principal vetor de desmatamento é a expansão da fronteira agrícola, que, por sua vez, empurra a pecuária para a derrubada de mata nativa", explica.

    Abaixo-assinado
    As organizações também estão promovendo um abaixo-assinado junto aos consumidores para ser enviado ao Governo Federal com o objetivo de cobrar dos órgãos competentes políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas e ao consumo. Essa alternativa estará di

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