Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec destaca principais vitórias e derrotas dos direitos do consumidor em 2007

Instituto fez um levantamento dos principais acontecimentos do ano passado no que diz respeito às mudanças em relação aos direitos do consumidor. Pontos negativos lideram a avaliação.

Compartilhar

separador

Atualizado: 

17/08/2011

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor, o Idec apresenta um inventário das principais questões nacionais que afetaram o consumidor em 2007, nas áreas de telecomunicações, saúde, setor financeiro, aviação civil, alimentos, transgênicos e recalls.

Dos 34 itens elencados, em 17,6% foram observadas mudanças positivas em políticas de governo de diferentes órgãos e agências governamentais; 32,3% não avançaram e nem retrocederam; e 50% deles pioraram em relação ao direito do consumidor.

Para a coordenadora executiva do Idec, Marilena Lazzarini, esses dados refletem a falta de prioridade por parte do Governo Federal na política de defesa e proteção do consumidor. "Enquanto o governo comemora o acesso das classes D e E ao consumo - como demonstrado nos dados divulgados hoje (13/03) pelo IBGE - essa parcela da população, mais do que as outras, fica vulnerável e exposta a abusos de toda espécie".

Talvez também te interesse: