Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Idec apoia ato público contra MP da Grilagem

<p> <i>Protesto acontece nesta quinta-feira e tem como objetivo barrar a medida provis&oacute;ria 458, que permite a regulariza&ccedil;&atilde;o de terras da Uni&atilde;o ocupadas ilegalmente</i></p>

Compartilhar

separador

Atualizado: 

18/08/2011

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o Movimento Nossa São Paulo promovem nesta quinta-feira (18), das 14h30 às 15h, o Ato Público contra o Desmonte da Legislação Ambiental Brasileira. O Idec apoia a iniciativa, ao lado de diversas empresas e organizações da sociedade civil.

A manifestação, que marca o encerramento da Conferência Internacional Ethos 2009, acontece no Hotel Transamérica (salas Comandatuba 2 e 3), na av. das Nações Unidas, 18.591, na capital paulista.

O objetivo é mobilizar a população para protestar contra a MP (medida provisória) 458, apelidada de "MP da Grilagem", que trata da ocupação de terras da União no âmbito da Amazônia Legal. As entidades reclamam que, na prática, 67 milhões de hectares de terras públicas da região, incluindo áreas indígenas, irão parar nas mãos de grileiros - um patrimônio estimado em R$ 70 bilhões.

Isso porque a MP permite a regularização de terras ocupadas ilegalmente. A polêmica medida aprovada recentemente pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, provocando indignação em diversos setores da sociedade.

Em seu comunicado oficial, o Instituto Ethos convoca os cidadãos, empresas e organizações da sociedade civil a participar do ato público para: "1. Conclamar o Congresso Nacional a assumir a sua cota de responsabilidade frente à agenda ambiental brasileira; 2. Apoiar a Carta Aberta da senadora Marina Silva ao presidente da República, endossada por senadores e senadoras da República, para vetar três artigos da Medida Provisória 458; 3. Reafirmar o desejo da sociedade civil e do setor empresarial de que o presidente Lula assuma a liderança da discussão ambiental no Brasil; 4. Conclamar as empresas a assumirem a agenda ambiental brasileira como estratégica em seus negócios."

Outras formas de manifestação

A organização não-governamental Greenpeace também está se mobilizando contra a aprovação da MP 458 e iniciou uma campanha na semana passada, divulgando os números de telefone e o e-mail do presidente Lula para pressionar o governo a vetar a medida.

Para quem quer entrar na luta e dizer NÃO À MP 458, basta entrar em contato com o gabinete do presidente Lula pelos telefones (61) 3411-1200/1201 ou por e-mail.

Talvez também te interesse: