separador
Atualizado:
No próximo dia 15 de março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Idec - em conjunto com a Associação dos Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná (Acopa), a Associação de Defesa e Orientação do Cidadão (Adoc), a Associação de Agricultura Orgânica do Paraná (Aopa), o Greenpeace, o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC), o Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica e a Terra de Direitos - lança o Mnifesto contra o milho transgênico, alertando os consumidores sobre as liberações pelo governo federal dos milhos Liberty Link e MON 810.
Apesar do voto contrário à liberação de alguns ministérios que compõem o Conselho Nacional de Biossegurança venceu posição que vai na contramão dos direitos do consumidor (veja nota).
Vale mebrar que o Liberty Link foi proibido no Reino Unido, onde a própria empresa retirou seu pedido de liberação comercial já que não podia garantir a sua segurança. O MON 810 está proibido na Áustria, França, Grécia, Hungria, Polônia e Suíça.
Os alimentos transgênicos não trazem nenhum benefício ao consumidor podendo, segundo especialistas, trazer riscos à saúde e ao meio ambiente.
DIGA NÃO AOS TRANSGÊNICOS!
-
Envie cartas ou telefone aos SACs dos fabricantes de alimentos que você consome e pergunte se utilizam transgênicos. Se a resposta for positiva, escolha alimentos de outras marcas.
-
Busque alternativas de produtos de milho e soja entre os alimentos orgânicos.
-
Envie carta ou e-mail às autoridades e exija a fiscalização da rotulagem de alimentos transgênicos . Só assim, você poderá escolher e evitar os transgênicos.
-
Envie e-mail ao Presidente da República protestando contra a decisão de liberar os dois milhos transgênicos
Clique aqui e veja o panfleto com o Manifesto das entidades contra o milho transgênico