separador
Atualizado:
Em relatório divulgado no dia 20 de outubro de 2008, a Consumers International mostra que cereais matinais abusam de apelos e publicidades voltadas ao público infantil, mas a sua composição pode ser um sério risco a uma dieta equilibrada.
Essa pesquisa faz parte da campanha Junk Food Generation promovida pela Consumers International e apoiada no Brasil pelo Idec. A campanha visa à adoção de um código internacional para a restrição da publicidade e promoção voltada às crianças de alimentos com altos teores de açúcar, gordura ou sódio. O Idec demanda a adoção desse código no Brasil.
O estudo chamado "Cereal Offences" foi conduzido em 32 países, incluindo o Brasil. Aqui foram encontrados os maiores teores de sal e açúcar dos seguintes produtos: Nestlé Nesquik (sal e açúcar); Kellog's Choco Krispies (açúcar); Kellog's Frosties (sal).
Entre as estratégias de publicidade mostradas pela pesquisa estão o uso de brindes, personagens de cartuns, cores chamativas, jogos nas embalagens, entre outras. Além disso, muitas embalagens usam apelos para os pais reforçando apenas os aspectos eventualmente considerados positivos nos produtos, como fibras ou vitaminas. Nesse aspecto o relatório não traz exemplos do Brasil.
No Brasil, a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) mostra que o excesso de peso já ultrapassa 15% da população de meninos e meninas entre 10 e 19 anos. A publicidade e promoção de alimentos para esse público está ajudando a engordar esses números.
Histórico do Idec em relação à publicidade infantil
O Idec atua no tema desde 2006, com a participação na consulta pública n° 71/06, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sobre oferta, propaganda, publicidade e informação de alimentos com quantidades elevadas de açúcar, de gordura, de sódio e de bebidas com baixo teor nutricional. Esse tema foi discutido em evento promovido pelo Idec na Faculdade de Saúde Pública da USP em março de 2007. A contribuição do Idec à consulta pública foi enviada em março de 2007.
A Revista do Idec de outubro de 2007 traz uma matéria sobre a publicidade voltada às crianças.
O Idec vem encampando a campanha da Consumers International de 2008, intitulada "Junk Food Generation", que demanda restrição à publicidade infantil. As manifestações do Idec ao governo federal, Ministério da Saúde e Anvisa foram assinadas pelo Idec e pelo projeto Criança e Consumo do Instituto Alana.
Além disso, o Idec está tentando promover a discussão e a adoção de um novo sistema de rotulagem nutricional, de forma a simplificar e melhorar a informação ao consumidor. O sistema de semáforo nutricional foi abordado na revista do Idec. Apesar da resposta da Anvisa sobre a proposta descartar a sua adoção, o Idec entende que ela pode contribuir para a melhoria da informação ao consumidor - como verificado por pesquisas no Reino Unido, Austrália e Espanha - e deve ser seriamente discutida.