Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Troca de produtos: obrigação ou liberdade do fornecedor?

São importantes alguns cuidados pelo consumidor na hora das compras para evitar surpresas desagradáveis, como por exemplo,  negativas de trocas de produtos pelos lojistas.

separador

Atualizado: 

01/11/2010
Mariana Alves
A chegada do fim do ano e o recebimento do décimo terceiro salário já começam a aquecer a economia, pois consumidores cautelosos dão início às compras de Natal para equilibrar as despesas, prevenindo o endividamento com as pesadas contas do início do ano.
 
Nesse sentido, é importante esclarecer que, à luz do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor apenas está obrigado a efetuar a troca de produtos com defeitos, isto significa que o fornecedor não está obrigado a promover a troca dos presentes em relação a tamanho, modelo ou cor de produtos que estiverem em perfeitas condições de uso.
 
Em relação à produtos com defeitos, estabelece o artigo 18 da Lei Consumerista que, o fornecedor tem prazo de trinta dias para saneamento do vício do produto, caso contrário o consumidor poderá exigir, alternativamente e à sua escolha: 1) a substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeita condições de uso; 2) a restituição imediata do valor pago, monetariamente atualizado, sem prejuízo de eventuais perdas e danos, ou 3) o abatimento proporcional do preço, quando possível. 
 
Tendo o consumidor optando pela substituição do produto e não sendo esta possível, a substituição poderá ser realizada por produto diverso da mesma espécie, marca ou modelo, mediante o complemento ou restituição de eventual diferença de preço.
 
Como se vê, a troca de produtos só está prevista na legislação em caso de produtos com defeitos, entretanto o fornecedor poderá, por mera liberalidade, promover a troca de quaisquer produtos sendo que esta é, inclusive, uma prática de mercado para conquistar novos clientes e aproveitar para encaixar mais uma venda na hora da efetivação da troca.
 
Portanto, o IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor recomenda ao consumidor que no momento da compra, principalmente de presentes, que questione ao vendedor se aquele estabelecimento comercial efetua a troca de produtos sem defeito, bem como se há algum prazo determinado pela loja para a sua realização. Em caso afirmativo é importante formalizar o comprometimento da troca por escrito, seja na nota fiscal, na etiqueta ou embalagem dos produtos, evitando, assim, que o presenteado seja surpreendido com a negativa da troca. 
 
Ressalta-se, que havendo o compromisso da loja em possibilitar a troca de produtos sem defeito, esta estará obrigada a cumprir com a promessa, de outra forma será enquadrada no artigo 35 do CDC, que trata do descumprimento de oferta. 

Talvez também te interesse: