Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

O lucro não pode estar acima da nossa saúde

 

Seja mais uma voz nessa luta!

Em 2022, o Brasil assistiu a um dos episódios mais dramáticos da luta pelos direitos das pessoas consumidoras: a vitória contra o Rol Taxativo da ANS.

Operadoras de planos de saúde vinham tentando restringir a cobertura de procedimentos em defesa de seus lucros, mas a força da sociedade conseguiu reverter um retrocesso que prejudicaria os mais de 50 milhões de usuários de planos de saúde, além do SUS - que já enfrenta um cenário de desmonte.

Agora é lei: com a aprovação da lei 14.454/22 (PL 2033), planos de saúde devem cobrir tratamentos prescritos pelo médico mesmo que estejam fora da lista da ANS.

De olho em um poderoso setor da economia

Segundo dados do Ipea, de 2014 a 2018, os lucros das operadoras de saúde mais que dobraram e foi um dos poucos setores que elevou seus ganhos durante a pandemia.

Trabalhamos vigiando este mercado, denunciando os abusos das empresas e combatendo o descumprimento dos direitos consumeristas.

Saúde é um direito e não se negocia

O poder público e as agências reguladoras devem orientar o mercado em defesa da vida. A saúde das pessoas está acima de qualquer interesse financeiro.

Nosso trabalho se dedica a pressionar as autoridades a cumprirem esse papel, além de apresentar pesquisas e dados técnicos que contribuem para a construção de políticas no setor de saúde.

A LUTA NÃO PARA

Há anos batalhamos contra os aumentos abusivos nos planos de saúde e exigimos que a ANS regulamente também o reajuste dos planos coletivos, que são a maior fatia do mercado.

Medicamentos são vendidos a preços diferentes e muitas vezes fora da realidade brasileira. O projeto de lei que regulamenta o teto de preços já existe, mas precisa ser aprovado.

O maior sistema público de acesso universal à saúde do mundo é brasileiro e defendê-lo é garantir o direito à saúde para toda a população.

Com você junto, nossa voz aumenta!

Somente uma sociedade civil forte e organizada é capaz de fazer frente ao poder político e econômico das empresas. Além de entidades parceiras que atuam junto, o apoio da população é muito importante para fortalecer o movimento em defesa dos nossos direitos.

Ao declarar apoio, você nos dá mais legitimidade na representação de quem consome e poderá acompanhar nossa luta por um país mais justo, democrático e sustentável.

Somos uma associação de consumidores sem fins lucrativos e independente que há mais de 35 anos atua em defesa dos nossos direitos.