Alimentos naturais, cultivados sem o uso de agrotóxicos e sem organismos geneticamente modificados (transgênicos) estão mais perto de você do que você imagina
separador
31/07/2014
Atualizado:
01/08/2014
O Brasil é o maior produtor de agrotóxicos do mundo, representando 1/5 do consumo mundial.
Eles estão presentes, irregularmente, em 30% dos nossos alimentos, e não estão apenas na salada, mas também nos grãos, frutas, carnes e até em alimentos industrializados.
Contudo, segundo o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), muitos dos alimentos que chegam ao nosso prato (cerca de 70%) vem da agricultura familiar, e cada vez mais esses produtores estão vendo a agricultura orgânica como mais saudável para eles e para os consumidores.
Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Existe o mito de que os alimentos orgânicos são caros demais, mas na verdade o que acontece é que eles parecem mais caros porque os supermercados onde costuma-se comprar cobram até quatro vezes mais do que as feiras.
Nas feiras orgânicas, muitas vezes, os consumidores compram direto dos produtores, o que significa preços mais baixos e a experiência de troca entre o consumidor e o produtor.
Com o objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável, o Idec criou o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável. Basta digitar um endereço para encontrar todas as feiras especializadas e grupos de consumo responsável mais próximos de você, bem como informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais.
Além disso, o mapa mostrará quais são as frutas, verduras e legumes da estação na sua região para que opte pelos produtos locais. Conheça aqui.
Os benefícios dos orgânicos
Ao consumir alimentos orgânicos, você contribui com:
A sua saúde e a da sua família, pois evita o risco de contaminação por possíveis resíduos agrotóxicos presentes nos alimentos frescos.
A preservação do meio ambiente, uma vez que o solo e a água não são contaminados. Além disso, a produção agroecológica baseia-se no uso responsável dos recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, assim como para a conservação e valorização da biodiversidade e da cultura local.
A redução dos riscos à saúde dos trabalhadores rurais, que na produção convencional ficam expostos a substâncias tóxicas.
A valorização do pequeno agricultor, que tem mais autonomia sobre a produção.
Alimentos Agroecológicos
A agroecologia é um conceito mais amplo e avançado. Os produtos agroecológicos não só não possuem agrotóxicos e transgênicos como são cultivados de forma justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Saiba mais sobre agroecologia aqui.
Desafio Cresça
O Desafio Cresça, criado pela Oxfam, trata do que cada um de nós pode fazer para ajudar a modificar um sistema de produção e distribuição de alimentos que deixa quase 900 milhões de pessoas com fome e dificulta o acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis para maioria das pessoas no mundo.
Ele reúne São cinco princípios que, se adotados por famílias em todo o mundo, provocarão mudanças positivas que ajudarão a construir um futuro sem fome e mais qualidade de vida na alimentação:
> Evitar o Desperdício
> Apoio ao Pequeno Agricultor
> Consumo Sazonal e Regional
> Explorar Novos Sabores (menos carne)
> Cozinha Eficiente
Lá você encontra algumas receitas e dicas de como consumir alimentos mais saudáveis.
Saiba mais sobre o Desafio