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Problemas com bancos? Saiba onde e como reclamar

Veja como reclamar com o seu banco sempre que tiver um problema e precisar solucionar

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Atualizado: 

31/05/2022

Os consumidores enfrentam diariamente problemas com os bancos. Para melhoria dos serviços é necessário lutar pelos seus direitos. Por isso, se algum problema ocorrer, reclame. Para isso é só seguir esses passos:

1 - Procure o banco e tente resolver amigavelmente.
É aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio).

2 - Ouvidoria:
Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco. Os bancos têm que disponibilizar, por meio de uma linha 0800, um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes. Veja abaixo o contato da ouvidoria do seu banco:

 



Itaú-Unibanco

0800 570 0011 ou
0800 721 1999 (deficiente auditivo)

Caixa Econômica Federal

0800 725 7474 ou
0800 726 2492 (deficiente auditivo)

Banco do Brasil

0800 729 5678 ou
0800 729 0088 (deficiente auditivo)

HSBC

0800 701 3904 ou
0800 701 5934 (deficiente auditivo)

Bradesco

0800 727 9933 ou
0800 722 0099 (deficiente auditivo)

Santander-Real

0800 726 0322 ou
0800 771 0301 (deficiente auditivo)

Safra

0800 770 1236 ou
0800 772 4136 (deficiente auditivo)

BTG Pactual

0800 722 0048 ou
0800 047 4335 (deficiente auditivo)


3 - Registre reclamação no Banco Central (BC).

É importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores.
Por telefone: 0800-9792345,
por carta (BC - SBS Quadra 3 Bloco B - Ed. Sede - Caixa Postal: 08670 - CEP 70074-900 - Brasília – DF);
ou pela internet: www.bcb.gov.br

4 – Procure o Procon
Se o banco não resolver, procure o Procon.
Os endereços dos Procons estão no site: http://portal.mj.gov.br/ControleProcon/frmLogon.aspx

5 - Procure a Justiça
Caso não haja solução diretamente ou via Procon, recorra à Justiça.

Outra providência que você poderá tomar:

- Procure a imprensa (jornais, revistas, rádios). Muitos destes meios de comunicação têm espaços reservados para as queixas dos consumidores.

 

 

 

 

 

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