Automóveis usados podem sair bem mais em conta, mas o consumidor deve tomar cuidado com alguns detalhes antes de realizar a compra
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31/01/2013
Atualizado:
29/11/2018
Resolveu aproveitar um bom negócio com um carro seminovo? Apesar de sair mais em conta, saiba que comprar um veículo usado requer alguns cuidados para que o dinheiro economizado não acabe tendo de ser revertido em reparos logo após a compra.
Por isso, antes de fechar o negócio, não deixe de conferir estas dicas práticas que vão ajudá-lo a fazer uma boa compra:
- Tome cuidado com veículos importados. Carros fabricados no exterior e com poucas vendas no País, muitas vezes não possuem uma rede de assistência técnica adequada e pode dificultar encontrar peças para reposição;
- Vale destacar que carros que pararam de ser produzidos devem ser mais baratos porque a manutenção e a substituição de peças tendem a ser cada vez mais difíceis;
- Teste o carro antes de comprá-lo. O test drive é essencial antes da compra do veículo, mas nesse caso, uma verificação eficiente pede que se observe o veículo por alguns dias. Fique atento especialmente ao conjunto motor e câmbio, o que pode ser observado logo no test-drive preliminar à compra;
- Ao analisar o funcionamento do motor do automóvel, fique atento para qualquer barulho estranho ou cheiro forte, indicativos de que há algum problema;
- Confira a cor da fumaça que sai do escapamento: no caso de fumaça preta, há a possibilidade de o veículo estar desregulado na hora de misturar ar e combustível, o que implica em ter que realizar a troca das velas. Já a fumaça branca significa condensação de ar, sendo esta a cor esperada e não indica nenhuma anormalidade, principalmente em carros que funcionam com álcool ou em dias muito frios. Fumaça azulada é um sinal sério de queima de óleo no motor e pode significar a retificação completa do motor ou ao menos uma revisão detalhada;
- Dificuldade para engatar ou um ronco nas marchas também é um mau sinal, indicando problema de rolamento na caixa do câmbio;
- Para a checagem dos freios, pise no pedal com o carro parado e desligado. Mantenha a pressão no pedal ao ligar o motor e sinta o pedal, que deve ceder levemente antes de parar. Se o pedal do freio ceder até o fim ou não se mover com o funcionamento do motor, é um sinal de que pode haver problemas;
- Os pneus também merecem especial atenção do possível comprador: pneus gastos significam ao menos um uso de entre 30 mil a 40 mil quilômetros rodados; pneus gastos de forma diferente podem indicar problema na suspensão;
- Verifique se o nível de óleo do automóvel está entre os níveis indicados na mangueira de medidas, aproveitando também para checar se a cor do óleo não está muito escura e a data e a quilometragem da última troca de óleo. Vale consultar um mecânico de confiança para verificar se não há borra de óleo no motor, problema que pode causar entupimento das vias de lubrificação;
- A presença de emendas na lataria ou nos vidros pode significar que o veículo já sofreu batidas, assim como diferenças de cor na pintura;
- A lataria de carros tem de cinco a seis anos de garantia de fábrica, então é válido procurar por pontos de ferrugem;
- Por fim, vale lembrar: tome cuidado com o crédito na hora de buscar financiamento para comprar seu veículo! Com a facilidade dos bancos na aprovação de empréstimos para a compra de veículos, o consumidor corre o risco de se endividar mais do que deveria.
- Sempre insista para que a loja lhe forneça o custo efetivo total de um empréstimo. Por isso, economize para dar a maior entrada possível na hora do financiamento; assim, o gasto com juros será mais baixo, bem como o prazo de parcelamento.
- Ao analisar se as prestações cabem no seu bolso, leve em conta que automóveis também têm gastos de manutenção, combustível, IPVA, licenciamento e seguro, entre outros, e fique de olho para não perder a conta!
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