Acesso à energia, transparência e informação para todo mundo!
Use o seu poder, assine nosso manifesto para pressionar que a sua contribuição promova uma mudança real e urgente!
1703 pessoas já assinaram.
Ajude a chegar a 2000!
O que você tem a ver com isso?
Há mais de uma década, você tem contribuído financeiramente, por meio da sua conta de luz, para viabilizar programas sociais para o acesso à energia em todo o território nacional.
Quando você paga a sua conta de luz, uma pequena parte do valor da fatura é direcionada para que as distribuidoras de energia promovam o acesso à energia para quem ainda não tem, por meio do Programa Luz para Todos.
Saiba que não é isso que faz a sua conta de luz ser cara, essa é uma contribuição importante para garantir que as pessoas que ainda não têm acesso à energia, possam ter muitos outros direitos, como saúde, trabalho e informação.
Portanto, você tem direito de saber o que está sendo feito com o seu dinheiro, não é mesmo?
O que você pode fazer agora?
Lamentavelmente, o governo federal e as distribuidoras de energia falharam em cumprir com essa responsabilidade na Amazônia Legal e falharam com você também!
Esse processo tem sido marcado pela persistência de atrasos, falta de transparência em relação aos atendimentos e ausência de consultas às comunidades excluídas. Isso é inaceitável!
“Eu exijo transparência. Como pessoa consumidora tenho o direito de saber como o meu dinheiro está sendo utilizado pelo Programa Luz Para Todos. Não aceito mais ficar no escuro sobre para onde vão os recursos que saem do meu bolso. Quero saber como cada centavo está sendo investido para levar luz e esperança às comunidades que tanto necessitam.
Exijo prestação de contas e transparência total.
Quero informações atualizadas e disponíveis sobre a prestação de contas do Programa Luz para Todos.
Quero que na minha conta de luz seja apresentado o número de comunidades e pessoas atendidas.
O que está acontecendo?
Nas grandes cidades, muitos de nós enfrentamos a experiência de passar horas, e até mesmo dias, sem acesso à energia. Enquanto vivemos esses desafios temporários, cerca de um milhão de pessoas vivem uma vida inteira sem acesso à energia.
Na Amazônia, comunidades quilombolas, indígenas e extrativistas são excluídas do direito ao acesso à energia!
Viver sem energia é uma luta: a impossibilidade de conservar alimentos, lidar com salas de aula quentes, interromper o aprendizado ao anoitecer, além de comprometer o acesso a cuidados médicos. Viver sem energia é perder oportunidades de trabalho e de geração de renda.
A ausência de energia não se limita à escuridão física; é a exclusão do mundo conectado, uma injustiça que amplia a vulnerabilidade das pessoas e a sensação de desamparo.
A responsabilidade em atender as pessoas que ainda não têm acesso à energia na Amazônia é do Programa Luz para Todos.
A ausência de energia não se limita à escuridão física; é a exclusão do mundo conectado, uma injustiça que amplia a vulnerabilidade das pessoas e a sensação de desamparo.
O que vamos fazer?
Com sua assinatura, fortalecemos nossa voz coletiva e ampliaremos nossa influência. Utilizaremos essa manifestação como uma ferramenta poderosa para fazer ecoar nossas demandas por transparência e prestação de contas.
Seu apoio é muito importante!
Comprometemo-nos a levar essa mensagem diretamente ao Presidente Lula e ao Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, garantindo que a sua manifestação seja ouvida nos mais altos escalões do governo.
Sua assinatura não é apenas um apoio simbólico, mas uma contribuição concreta para a busca de uma mudança real e significativa na forma como o Programa Luz Para Todos é gerido e fiscalizado.
Com o seu poder somos mais fortes e faremos a diferença para garantir que nossos direitos como pessoas consumidoras de energia sejam respeitados e atendidos.
Quem é o Idec
Somos uma associação de consumidores sem fins lucrativos que trabalha pela defesa e ampliação dos seus direitos desde 1987.
Atuamos em diversas áreas contribuindo na construção de políticas públicas, além de combater abusos e ilegalidades, produzir conteúdo gratuito para conscientizar a população e orientar consumidores a resolver problemas com empresas.
Nossa atuação é coletiva e fazemos tudo isso com independência de empresas, partidos e governos, pois somente assim podemos garantir que nosso único compromisso é com a causa dos consumidores.
Linha do tempo das políticas de acesso à energia no Brasil