Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

10 MITOS E VERDADES SOBRE AGROTÓXICOS

10 MITOS E VERDADES SOBRE AGROTÓXICOS

Baixe o guia

Provavelmente, você já deve ter ouvido que é só lavar bem os alimentos que os agrotóxicos são removidos, ou até mesmo que alimentos hidropônicos não têm essa substância. Será que essas afirmações são mito ou verdade?

No país que lidera o ranking mundial de consumo de agrotóxicos e que ao mesmo tempo pode aprovar um projeto de lei que facilita ainda mais o acesso a esses venenos, torna-se fundamental, mais do que nunca, trazer à luz questões sobre o tema.

Pensando nisso, o Idec criou o e-book 10 mitos e verdades sobre agrotóxicos, a fim de ampliar o debate sobre o assunto e mostrar que algumas afirmações, já bem conhecidas, nem sempre são verdadeiras.

Luta antiga

O Idec atua no tema desde o início dos anos 2000. Devido à iminente ameaça de retrocessos com o PL (Projeto de Lei) 6299/02 conhecido como Pacote do Veneno, o Instituto e outras organizações da sociedade civil lançaram em 2017 a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos, com o objetivo de barrar o PL, oferecendo como alternativa a aprovação da Pnara (Política Nacional de Redução de Agrotóxicos).

Conheça mais a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida clicando aqui.

 

 

Baixe o guia

Veneno sem imposto

Uma verdade sobre os agrotóxicos que já adiantamos é que sobram dados científicos provando que o uso deles causa degradação do meio ambiente, contaminação das águas, intoxicações agudas e diversas doenças crônicas.

Apesar disso, os agrotóxicos são considerados “produtos essenciais” pelo Governo Federal e, por isso, alguns impostos são reduzidos em no mínimo 60% ou não são cobrados.

Para entender como isso acontece, o Cepagro (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo) e o Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT), apoiados pelo Idec, elaboraram outro e-book com 10 Mitos e Verdades Sobre a Tributação de Agrotóxicos.




PELO NOSSO DIREITO A UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL

Alimentar-se bem é muito importante, mas não depende só de você. Precisamos de leis, políticas e incentivos para garantir esse direito a todos os consumidores sem distinção e estamos aqui para lutar por isso. Junte-se a nós para fortalecer essa causa e conte ainda com vantagens para ter mais poder como consumidor.