Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Publicado em Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (https://idec.org.br)

Início > Idec participa do maior congresso de nutrição da América Latina

Rotulagem nutricional de advertências, obesidade infantil e publicidade de alimentos ultraprocessados estiveram na pauta do encontro internacional
  • icon-ali.svg

    Alimentação [1]

separador

04/12/2018

Atualizado: 

19/12/2018
Idec participa do maior congresso de nutrição da América Latina

Aconteceu entre os dias 11 e 15 de novembro na cidade de Guadalajara, no México, o SLAN (Congresso Latino-Americano de Nutrição). O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) esteve presente neste que é o maior evento sobre o tema realizado na região e reuniu pesquisadores para debater avanços e desafios comuns, compartilhar experiências e apresentar evidências no campo da nutrição e saúde pública.

A nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto, participou de duas mesas. A primeira teve como tema Planos de ação para a prevenção da obesidade infanto-juvenil e a agenda regulatória na América Latina e Caribe e contou com a mediação do Dr. Fabio Gomes, consultor regional de alimentação e nutrição da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Além da OPAS e do Idec, participaram do debate a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o INSP (Instituto Nacional de Saúde Pública do México).  

Já a segunda mesa teve como tema Evidências e avanços na rotulagem frontal de advertências na América Latina. A moderação foi feita pelo Dr. Simón Barquera, do INSP, e contou com a participação de pesquisadores chilenos e mexicanos. Bortoletto falou sobre a experiência brasileira e o andamento do processo regulatório que visa atualizar as regras de rotulagem nutricional no País, com a inclusão de rótulos frontais de advertência.

O Idec também apresentou em forma de pôster diversas pesquisas sobre rotulagem nutricional, publicidade de alimentos ultraprocessados e infantil e conflitos de interesse na área de alimentação e nutrição. “Trata-se de uma oportunidade valiosa de o Idec divulgar suas ações e pesquisas e trocar experiências sobre as políticas públicas que buscamos para o Brasil com outros países da região que avançaram ou estão trabalhando nos mesmos temas”, diz Laís Amaral, nutricionista do Idec.

Participação conjunta

A Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, coalizão de organizações da sociedade civil da qual o Idec faz parte, também esteve presente no SLAN. No stand A sociedade civil na América Latina unida contra a obesidade, organizado em parceria com a Alianza por la Salud Alimentaria (Aliança pela Saúde Alimentar, em português) do México e da Colômbia, a Aliança do Brasil realizou atividades sobre nutrição e políticas públicas e divulgou o modelo de rotulagem nutricional [2] de advertências em formato de triângulos.

As Alianças do Brasil, Colômbia e México realizaram uma homenagem ao Comitê Organizador do Congresso pela realização do primeiro SLAN livre de conflitos de interesse, isto é, sem o patrocínio de grandes empresas de alimentos e bebidas ultraprocessados. “O Idec e a Aliança valorizam o conhecimento técnico e a pesquisa científica livres de conflito de interesse e desenvolvida com rigor metodológico e qualidade. Todas as iniciativas em sintonia com nossos princípios devem ser celebradas”, finaliza Amaral.

 

LEIA TAMBÉM

Especialistas internacionais pedem adoção de rotulagem de advertência [3]

Em vídeos, consumidores falam sobre dificuldade em entender rótulos [4]

MPCON apoia modelo de rotulagem nutricional de advertência [5]


URL de origem:https://idec.org.br/noticia/idec-participa-do-maior-congresso-de-nutricao-da-america-latina

Links
[1] https://idec.org.br/programas-tematicos/alimentacao [2] https://idec.org.br/rotulagem [3] https://idec.org.br/noticia/especialistas-internacionais-pedem-adocao-de-rotulagem-de-advertencia [4] https://idec.org.br/noticia/em-videos-consumidores-falam-sobre-dificuldade-em-entender-rotulos [5] https://idec.org.br/noticia/mpcon-modelo-rotulagem-nutricional-advertencia