Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Carnaval 2024: 5 dicas para cair na folia com segurança

separador

Atualizado: 

16/01/2024

O Carnaval 2024 está chegando e junto com ele uma enorme possibilidade de golpes e armadilhas para os foliões. Para evitar os perrengues e tornar a festa apenas uma celebração alegre e divertida, o Idec traz para você 5 dicas que vão te ajudar a curtir a folia em paz. Confira a seguir!

1. Vai viajar no Carnaval 2024? Garanta a segurança da sua mala

Quem vai viajar, principalmente se for de avião, precisa tomar alguns cuidados com a mala. A nossa dica é simples: fotografe ou filme a sua mala. Ela aberta, fechada, com a identificação da companhia aérea ou da empresa de ônibus. 

Também coloque elementos que provem que essa mala é sua. Pode ser uma fita colorida, um objeto que só você tem ou outra coisa que identifique essa mala como sua. Fotografe isso também. E não se esqueça do cadeado!

2. Delete ou proteja os apps de bancos

O ideal é ir pra rua sem celular. Ou, no caso de quem pode, ter um aparelho pra ficar em casa e outro mais simples e sem aplicativos bancários para curtir os bloquinhos. Mas se nenhuma dessas opções for possível, o ideal é excluir todos os apps de instituições financeiras, bancos, cartões de crédito e plataformas de pagamento antes de por o pé na rua. 

Outra possibilidade é o uso do recurso “Pasta Segura”, disponibilizado em aparelhos Apple e Samsung para esconder e guardar aplicativos e arquivos sob uma segunda camada de segurança com senha e que não pode ser acessado. Caso seu aparelho não disponibilize este recurso, existem aplicativos que fornecem o mesmo serviço.  

Assim, caso seu celular seja furtado ou roubado, você corre menos riscos de sofrer golpes, ter sua conta zerada e até empréstimos feitos no seu nome.

3. Cadastre-se no Celular Seguro

O Governo Federal lançou um aplicativo que bloqueia diversas funções do seu celular, caso ele seja roubado. O Celular Seguro faz comunicação direta com redes sociais, bancos e financeiras para evitar que problemas maiores ocorram.

Apesar de ser uma iniciativa importante, existem algumas questões que podem ser problemáticas. O cadastro no gov.br pode ser complicado para algumas pessoas e o governo exige que você passe para ele “contatos de confiança”, e por meio desses contatos será feito o bloqueio. Essas informações podem ser um perigo, em situações que envolvam vazamento de dados. 

Porém, mesmo assim, como no carnaval as chances de ser furtado aumentam para quem está na rua em grandes concentrações, a nossa indicação é que você baixe sim o app e mantenha seu celular seguro. Depois, se quiser deletar, a escolha é sua.

4. Use uma doleira

Muita gente não conhece, mas a doleira é tipo uma pochete, só que muito mais fina e que dá para guardar objetos como celular, cartão de crédito, documentos e dinheiro por dentro da roupa. Assim, quando você tiver naquela confusão danada no meio da rua lotada, fica muito mais difícil um espertinho tentar te furtar.

O melhor de tudo é que a doleira é baratinha e vai garantir a sua segurança de uma forma simples e bem efetiva.

5. Tenha cuidado com o cartão de crédito

Depois do celular, o cartão de crédito é o queridinho dos criminosos, em especial para aplicar o golpe das maquininhas. Então, todo cuidado é pouco. A dica é evitar sair com ele, preferindo usar dinheiro vivo, mas caso seja sua única opção, tome algumas precauções. 

Um exemplo é desabilitar a função de pagamento por aproximação, além de deixar ele bem guardado na doleira, sempre pegar os comprovantes de pagamento e só utilizar em lugares que você considerar confiáveis.

DICA EXTRA: NÃO SORRIA QUE ESTÃO TE FILMANDO

Parafraseando Os Travessos, as cidades estão repletas de câmeras de reconhecimento facial e isso gera uma série de problemas, principalmente para pessoas pretas e trans. 

Só este ano de 2024, várias denúncias saíram na imprensa de gente que foi presa injustamente, que foi confundida com algum criminoso pela câmera e outros vários problemas causados por essa tecnologia racista e transfóbica.

Além disso, a ferramenta capta sem a sua permissão os seus dados pessoais. Por isso, a dica de milhões é: ande sempre com seus documentos e com contatos de pessoas da sua confiança. Caso ocorra algum engano por parte do sistema, você tem como provar sua inocência.

Gostou dessas dicas para curtir com paz e serenidade o Carnaval 2024? Compartilhe este texto com seus amigos e familiares nas redes sociais!

Talvez também te interesse: