Bloco Associe-se

Associe-se ao Idec

Dia dos Pais: confira dicas para comemorar a data gastando pouco

O Idec dá sugestões para surpreender na programação, passear ao ar livre e alternativas sustentáveis

separador

Atualizado: 

27/07/2021

O Dia dos Pais se aproxima e o Idec separou cinco dicas para comemorar a data de um jeito criativo. Opções de presentes não faltam, e o melhor de tudo é que não é preciso gastar muito para agradar os pais de sua vida. Confira as sugestões.

Marque essa data

Nem sempre é possível preparar um dia super fantástico para os pais de sua vida. Contudo, para não deixar o dia passar em branco, tente pesquisar na internet ou em lojas próximas a você, alguma lembrança que demonstre o seu amor.

Vale lembrar que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) não obriga os fornecedores a trocar os produtos que não apresentam defeitos, isto é, por motivo de cor, tamanho ou gosto. A loja só é obrigada a trocar a mercadoria caso tenha prometido. Sendo assim, é aconselhável que peça que essa promessa esteja assegurada por escrito.

Além disso, caso efetue a compra fora do estabelecimento comercial, você tem sete dias úteis - contados a partir da data de recebimento - para desistir da compra e receber o reembolso, de acordo com o artigo 49 do CDC.

Respire ar puro

Seu pai é o tipo de pessoa que passa muito tempo confinado em casa ou no trabalho? Que tal andar de bicicleta em um parque próximo a sua casa ou fazer aquela trilha que você sempre quis, mas nunca encontrou companhia?

Além de fazer exercícios, as opções ao ar livre são, geralmente, mais baratas e te ajudam a economizar. Outro benefício é a possibilidade de conversar com seu pai com calma e sem interrupções. Assim, você pode compartilhar histórias do seu dia a dia e ele as dele.

Em São Paulo, é possível avaliar as ruas e ciclovias da cidade pelo aplicativo MoveCidade, disponível para Android.

Faça você mesmo

Outra alternativa de presente é o chamado DIY (sigla em inglês para faça você mesmo). Há diversas opções e ideias fáceis de serem encontradas na internet. Basta escolher a que faz mais o estilo dele.
 
Além de ajudar o meio ambiente ao reutilizar materiais que já possui em casa, a grande vantagem é presenteá-lo com uma lembrança criativa feita por você, gastando pouco.

Mãos na massa

Aproveite a data para fazer um almoço ou jantar especial para seu pai. Mesmo que você não seja um chef, pode cozinhar refeições simples e muito saborosas.

A dica é comprar os ingredientes fresquinhos em uma feira orgânica. Além de serem produzidos de maneira ambiental e socialmente sustentável, esses produtos não possuem agrotóxicos.

Talvez também te interesse: