Confira as principais atividades do Idec entre setembro e outubro de 2018
PLANOS ECONÔMICOS
FORÇA-TAREFA PARA ATENDER AOS POUPADORES
Para agilizar o atendimento aos associados, Idec contrata profissionais e investe em infraestrutura. Mais de 400 pessoas já foram atendidas presencialmente
Após o acordo de planos econômicos ter sido firmado, em dezembro de 2017, e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março deste ano, chegou a hora de os associados que perderam o rendimento das cadernetas de poupança por conta do Plano Verão optarem (ou não) por fazer sua adesão.
Para essa etapa, que foi iniciada em maio, o Idec contratou profissionais para o departamento de “relacionamento com os associados” e também para a recepção, a fim de agilizar os atendimentos presencial, por telefone, e-mail e carta. Recebemos, até o fechamento desta edição, 1.614 e-mails, 3.203 telefonemas e 166 cartas. Já os atendimentos presenciais foram 445. Mas esse número deve aumentar em breve, pois alguns poupadores estão providenciando os documentos necessários para a adesão e outros ainda estão avaliando se irão ou não aderir.
Também foram necessárias algumas mudanças estruturais para maior conforto dos associados, como a instalação de um corrimão na escada que fica na entrada, para facilitar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção, e a criação de três baias de atendimento num espaço alugado no Centro Brasileiro de Pesquisas Judiciais, que fica na mesma casa onde o Idec funciona.
Desde o fechamento do acordo, o Idec tem se esforçado para manter os associados bem informados, por meio da atualização se seu portal na internet e de matérias, notas e informativos na Revista do Idec. Um exemplo foi o alerta que o Instituto fez sobre os golpes que vêm sendo aplicados por falsos escritórios e advogados.
SAIBA MAIS
https://idec.org.br/planos-economicos
SUSTENTABILIDADE
FEIRA GREEN ACTION WEEK MOVIMENTA O BAIRRO DA ÁGUA BRANCA
Em 20 de outubro, o Idec realizou, em frente a sua sede, no bairro da Água Branca, em São Paulo (SP), uma feira sustentável. Essa ação faz parte da campanha global Green Action Week – organizada pela Consumers International e pela Swedish Society for Nature Conservation –, que acontece anualmente em diversos países do mundo e tem como objetivo promover o consumo sustentável. Este ano, o tema foi “sharing communities” (comunidades que compartilham), para incentivar o consumo colaborativo como forma de reduzir a compra de bens e, consequentemente, o impacto ambiental.
O sábado foi bem animado na Rua Desembargador Guimarães. O evento começou às 9h30 com um café da manhã agroecológico oferecido pelo Instituto. Depois, teve feira de troca de brinquedos, livros, roupas etc.; contação de histórias e oficina de jardinagem para crianças; além de roda de música e intervenções artísticas. Também foram vendidos alimentos e bebidas agroecológicas vegetarianos por produtores locais. O evento encerrou-se às 16h30.
ALIMENTAÇÃO
CAMPANHA “VOCÊ TEM O DIREITO DE SABER O QUE COME” ENTRA EM NOVA FASE
Em 17 de outubro, a campanha “Você tem o direito de saber o que come”, da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável – rede composta de organizações e especialistas da qual o Idec faz parte – foi atualizada. Nesta nova fase, a publicidade será exibida na TV, em horário nobre, e também no rádio e nas mídias impressa e digital.
O objetivo é combater a obesidade, uma das principais epidemias da atualidade, incentivando os cidadãos a cobrarem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a aprovação das novas regras para rotulagem de alimentos, cuja discussão está em fase avançada.
A campanha também reforça a importância do modelo de alerta frontal em formato de triângulo, para garantir o acesso à informação clara e adequada. “A Anvisa já indicou em relatório preliminar que o modelo de advertências é o melhor para a compreensão dos consumidores. Agora é necessário finalizar o processo regulatório com todo o rigor que a agência já segue, colocando a saúde da população brasileira em primeiro lugar”, comenta Ana Paula Bortoletto, líder do programa “Alimentação Saudável e Sustentável” do Idec.
SAIBA MAIS
Acesse o site da campanha em goo.gl/yLFG6U e assista ao vídeo em goo.gl/7xXf2R
INSTITUCIONAL
IDEC LANÇA A CAMPANHA “#EuComproABriga”
Em meio aos cenários político e econômico desafiadores, o Idec acredita que seja a hora de reforçar seus valores e alcançar ainda mais cidadãos brasileiros, para que estes possam lutar em defesa dos seus direitos como consumidores. Assim, produziu um vídeo-manifesto que reforça que o Instituto luta por causas. Ele foi visualizado 19 mil vezes até o fechamento desta edição.
Além disso, foi lançado um e-book com 30 dicas para fazer escolhas mais saudáveis e conscientes nas compras do dia a dia. Ao longo do mês de outubro, algumas dicas do livro digital foram enviadas por e-mail aos nossos associados e também publicadas em nossas redes sociais. Dentre elas estão: “como exigir a devolução de cobranças indevidas no celular”, “como adotar alimentação saudável aos poucos”, “como funcionam as bandeiras tarifárias de energia”, “como se organizar financeiramente” e “como minimizar resí- duos no meio ambiente”.
Acesse a página da campanha em https://idec.org.br/eucomproabriga
MÊS DA MOBILIDADE
VEJA O QUE O IDEC FEZ EM SETEMBRO
Em setembro, considerado o mês da Mobilidade, o Idec realizou ações com o intuito de aumentar o debate sobre mobilidade urbana. Assim, foram divulgados os resultados da pesquisa que avaliou a infraestrutura para ônibus (corredores e faixas) em 12 cidades brasileiras e das avaliações feitas pelos usuários do aplicativo MoveCidade, desenvolvido pelo Instituto para que os cidadãos deem nota para o transporte público de São Paulo (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Belo Horizonte (MG). O Idec também enviou uma carta aos órgãos responsáveis apresentando os dados coletados e cobrando melhorias.
Como as empresas responsáveis pelo transporte público são consideradas fornecedoras, e os seus usuários, consumidores, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o Idec lançou o guia Transporte público bom é um direito.
E no dia Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), o Idec se juntou a outras organizações da sociedade civil no evento (Des)Ocupa a Rua, em São Paulo (SP). Nessa data, vagas públicas para carros foram ocupadas por estandes que tinham como principal objetivo informar as pessoas sobre a necessidade de reduzir o uso do carro e de cobrar o poder público melhores condições para o transporte coletivo.
SAIBA MAISMatéria “Ainda Longe do Ideal” (goo.gl/1TLciD) e guia Transporte público bom é um direito (goo.gl/NBamqb)