<br />
separador
12/09/2012
Atualizado:
12/09/2012
Devido às notícias veiculadas na imprensa tratando da ligação entre o candidato à prefeitura do município de São Paulo, Celso Russomano, e a organização não governamental por ele presidida, o Inadec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) vem a público esclarecer:
I) O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), associação de consumidores fundada em 1987, não possui qualquer relação com a organização presidida por Russomano;
II) De acordo com o estatuto do Idec, somos uma associação civil de finalidade social, sem fins econômicos e lucrativos, apartidária. Sendo assim, não realizamos qualquer tipo de parceria com candidatos ou partidos políticos e não apoiamos qualquer campanha eleitoral;
III) Como membro do FNECDC (Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor), o Idec segue uma série de princípios éticos que regem todas as organizações a ele pertencentes. São os princípios da Independência, Transparência e Democracia, Solidariedade e Compromisso Social.
IV) A respeito das Eleições Municipais 2012, o Idec, junto às demais entidades do FNECDC, lançou uma plataforma com reivindicações dos consumidores à qual qualquer candidato majoritário pode aderir, assumindo, assim, o compromisso de implementar em seus programas de governo tais propostas. A eventual adesão de qualquer candidato será noticiada nos canais de comunicação do Idec, sem que isso signifique qualquer apoio ou vinculação a uma candidatura específica.
> Saiba mais sobre o Idec
O Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - é uma associação de consumidores fundada em 1987. Não possui fins lucrativos. É independente de empresas, governos ou partidos políticos. Os recursos financeiros para o desenvolvimento de suas atividades têm sua origem nas contribuições dadas pelos seus associados, na vendas de assinaturas da Revista do Idec e outras publicações, além da realização de cursos. O Idec também desenvolve projetos que recebem recursos de organismos públicos e fundações independentes. Esse apoio não compromete a independência do Instituto.
O Idec é membro pleno da Consumers International, uma federação que congrega mais de 250 associações de consumidores que operam no mundo todo. O Instituto faz parte do Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor - criado para fortalecer o movimento dos consumidores no Brasil - e da Abong(Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais). O Idec também participa de diversas redes temáticas nacionais e internacionais.